Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook deve lançar celular próprio em 2013

Empresa tem contratado engenheiros especializados, afirma jornal

O Facebook deve lançar o seu próprio smartphone no ano que vem, de acordo com reportagem publicada neste domingo pelo jornal The New York Times. Segundo a publicação – que ouviu até mesmo funcionários do Facebook, sem identificá-los -, a rede social tem contratado engenheiros especializados em design e desenvolvimento de celulares.

Leia mais:

Por que o Facebook quer ter um smartphone

O fundador e CEO da rede, Mark Zuckerberg, teme que, caso não lance o seu celular em breve, o Facebook será visto apenas como um aplicativo dentro da plataforma de outra empresa. “Nossa estratégia nas plataformas móveis é simples: nós acreditamos que qualquer aparelho móvel será melhor se ele valorizar o aspecto social”, afirmou uma porta-voz da companhia ao site do canal de notícias britânico BBC. “Nós temos parceiros em toda indústria de dispositivos móveis, sejam operadoras, fabricantes de hardware, desenvolvedores de sistemas e desenvolvedores de aplicativos de todos os lugares do mundo.”

Não é a primeira vez que a imprensa especializada em tecnologia noticia que o Facebook pretende lançar um celular com sistema próprio. No ano passado, o Facebook chegou a fechar uma parceria com a fabricante taiwanesa HTC e programava lançar uma versão modificada do sistema Android.

A empresa tem buscado maneiras de ganhar dinheiro através da plataforma móvel. Cada vez mais usuários acessam a rede através de smarthphones e tablets, o que poderá dificultar a tarefa do Facebook de vender anúncios. Esse é um dos principais motivos para a queda de valor das ações do Facebook na bolsa de valores logo após a abertura de capital na bolsa.

Leia mais:

Por que o Facebook quer ter um smartphone