Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Facebook aprimora sistema de reconhecimento facial

Programa identifica pessoas retratadas nas imagens do usuário

Por Da Redação 16 dez 2010, 12h22

O Facebook anunciou nesta quarta-feira uma atualização de seu sistema de fotos e reconhecimento facial. A nova versão é capaz de reunir imagens semelhantes e sugerir nomes para as pessoas retratadas, caso elas já tenham sido “marcadas” em outros álbuns.

De acordo com o site, o objetivo é ajudar o usuário a compartilhar imagens e memórias com os seus contatos. “Enquanto as tags são uma ferramenta essencial para o compartilhamento de situações importantes, muitos usuários disseram que o processo de marcar foto por foto pode ser muito chato”, explica Justin Mitchell, engenheiro da rede.

O funcionamento do novo serviço é simples. Toda vez que o usuário cadastra uma foto, o sistema de reconhecimento faz uma comparação entre todas as imagens que ele já publicou. Caso encontre similaridade entre feições, o sistema deve exibir uma série de opções.

“Se você fizer o upload de fotos do casamento do seu primo, nó vamos agrupar as fotos da noiva e sugerir seu nome. Você não precisará mais marcar manualmente cada uma das 64 fotos. Você só precisará clicar em um botão”, explica Mitchell.

Privacidade – Para garantir que seu rosto seja marcado em todas as fotos, é possível desabilitar o recurso dentro da página de configurações de privacidade. As sugestões deixaram de aparecer, mas seus amigos ainda poderão adicionar as tags manualmente.

Continua após a publicidade
Publicidade