Duolingo anuncia novos cursos e investimento em inteligência artificial
Justificativa do CEO da empresa é que se trata de uma ação para otimizar tarefas repetitivas e acelerar o desenvolvimento de conteúdo

O Duolingo, uma das principais plataformas de aprendizado móvel do mundo, anunciou hoje o lançamento de 148 novos cursos de idiomas, mais que dobrando sua oferta atual e marcando a maior expansão de conteúdo na história da empresa. A ação é um reflexo direto do crescente investimento da empresa em inteligência artificial para otimizar e acelerar o desenvolvimento de conteúdo.
Em um comunicado interno, Luis von Ahn, CEO e cofundador do Duolingo, disse que será preciso repensar o modo como a empresa trabalha. “Fazer pequenos ajustes em sistemas projetados para humanos não nos levará a isso”, diz o texto assinado pelo executivo. “Em muitos casos, precisaremos começar do zero.”
No comunicado, Ahn garantiu que o Duolingo continuará se preocupando com seus funcionários. “Não se trata de substituir Duos (como são chamados os funcionários) por IA”, segue o texto. “Trata-se de remover gargalos para que possamos fazer mais com Duos excelentes que já temos. Queremos que você se concentre no trabalho criativo e em problemas reais, não em tarefas repetitivas.”
Construção de cursos
Historicamente, a construção de um único novo curso no Duolingo podia levar anos para uma pequena equipe. Graças a avanços em IA generativa, sistemas de conteúdo compartilhado e ferramentas internas, a empresa conseguiu criar e lançar esta vasta suíte de 148 cursos em menos de um ano. A nova abordagem, conhecida internamente como “conteúdo compartilhado”, permite que a equipe crie um curso base de alta qualidade e o personalize rapidamente para dezenas de idiomas de interface de usuário diferentes.
“Desenvolver nossos primeiros 100 cursos levou cerca de 12 anos e agora, em cerca de um ano, conseguimos criar e lançar quase 150 novos cursos. Este é um ótimo exemplo de como a IA generativa pode beneficiar diretamente nossos alunos”, disse Luis von Ahn, CEO e cofundador do Duolingo. “Este lançamento reflete o incrível impacto de nossos investimentos em IA e automação, que nos permitiram escalar com velocidade e qualidade sem precedentes”.
Essa expansão massiva torna os sete idiomas não ingleses mais populares do Duolingo – espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e mandarim – disponíveis em todos os 28 idiomas de interface de usuário suportados, ampliando dramaticamente as opções de aprendizado para mais de um bilhão de potenciais alunos em todo o mundo. Os novos cursos atendem primariamente níveis iniciantes, mas conteúdo mais avançado será lançado nos próximos meses.
A expansão permite que o Duolingo sirva melhor os alunos globais e atenda à crescente demanda pelo aprendizado de idiomas asiáticos populares, como japonês, coreano e mandarim. Falantes de espanhol e português na América Latina, falantes de quinze idiomas europeus, e falantes de vários idiomas asiáticos agora têm acesso a uma gama muito maior de opções de aprendizado.
Íntegra da comunicação interna
Eu já disse isso nas perguntas e respostas e em muitas reuniões, mas quero tornar isso oficial: O Duolingo vai priorizar a IA.
A IA já está mudando a forma como o trabalho é feito. Não se trata de uma questão de se ou quando. Isso está acontecendo agora. Quando há uma mudança tão grande, a pior coisa que se pode fazer é esperar. Em 2012, apostamos no celular. Enquanto outros se concentravam em aplicativos móveis complementares para sites, decidimos desenvolver a tecnologia móvel primeiro porque vimos que era o futuro. Essa decisão nos ajudou a ganhar o prêmio de Aplicativo do Ano para iPhone em 2013 e desbloqueou o crescimento orgânico boca a boca que se seguiu.
Apostar no celular fez toda a diferença. Estamos tomando uma decisão semelhante agora e, desta vez, a mudança de plataforma é a IA.
A IA não é apenas um aumento de produtividade. Ela nos ajuda a chegar mais perto de nossa missão. Para ensinar bem, precisamos criar uma quantidade enorme de conteúdo, e fazer isso manualmente não tem escala. Uma das melhores decisões que tomamos recentemente foi a substituição de um processo lento e manual de criação de conteúdo por um processo alimentado por IA. Sem a IA, levaríamos décadas para expandir nosso conteúdo para mais alunos. Devemos isso aos nossos alunos para que eles recebam esse conteúdo o mais rápido possível.
A IA também nos ajuda a criar recursos como a chamada de vídeo, que antes eram impossíveis de criar. Pela primeira vez, ensinar tão bem quanto os melhores tutores humanos está ao nosso alcance.
Ser a IA em primeiro lugar significa que precisaremos repensar grande parte da forma como trabalhamos. Fazer pequenos ajustes em sistemas projetados para humanos não nos levará a isso. Em muitos casos, precisaremos começar do zero. Não vamos reconstruir tudo da noite para o dia, e algumas coisas – como fazer com que a IA entenda nossa base de código – levarão tempo. No entanto, não podemos esperar até que a tecnologia esteja 100% perfeita. Preferimos agir com urgência e sofrer pequenos impactos ocasionais na qualidade do que agir lentamente e perder o momento.
Estaremos implementando algumas restrições construtivas para ajudar a orientar essa mudança:
- Gradualmente, deixaremos de usar prestadores de serviços para fazer o trabalho que a IA pode realizar
- O uso de IA fará parte do que procuramos nas contratações
- O uso da IA fará parte do que avaliamos nas avaliações de desempenho
- O número de funcionários só será concedido se uma equipe não puder automatizar mais do seu trabalho
- A maioria das funções terá iniciativas específicas para mudar fundamentalmente a forma como trabalham
Dito isso, o Duolingo continuará sendo uma empresa que se preocupa profundamente com seus funcionários. Não se trata de substituir Duos por IA. Trata-se de remover gargalos para que possamos fazer mais com as duplas excelentes que já temos. Queremos que você se concentre no trabalho criativo e em problemas reais, não em tarefas repetitivas. Vamos apoiá-lo com mais treinamento, orientação e ferramentas para IA em sua função.
Mudanças podem ser assustadoras, mas estou confiante de que esse será um grande passo para o Duolingo. Isso nos ajudará a cumprir melhor nossa missão – e, para os Duos, isso significa ficar à frente da curva no uso dessa tecnologia para fazer as coisas.