PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Despedida: usuários do TikTok nos EUA se preparam para possível fim do app

A semana na rede social chinesa foi de vídeos de influenciadores se despedindo e tentando migrar o público para outras redes, como YouTube e Instagram

Por Da Redação Atualizado em 14 jul 2020, 16h20 - Publicado em 14 jul 2020, 15h29

Na quinta-feira passada (9), usuários do TikTok se desesperaram após uma falha na plataforma ter apagado o número de visualizações de seus vídeos. O pânico aumentou ainda mais com as notícias das ameaças do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, de bloquear aplicativos chineses, como o TikTok. Não demorou para que usuários, principalmente os influenciadores da rede social, começassem a enviar vídeos de despedida. O clima era um só: foi bom enquanto durou.

Os usuários leais estão apenas aguardando, por enquanto. Mas estão preocupados — compartilhando vídeos de si mesmos chorando (e dançando) com hashtags como #TikTokBan, que tem 212 milhões de visualizações e #SaveTikTok, com 315 milhões de visualizações no aplicativo.

Enquanto o destino do TikTok nos Estados Unidos segue incerto, o recurso para base de jovens usuários do TikTok tem sido migrar a audiência para fora da plataforma. Efeito que veio a calhar para o Instagram que, um mês antes, havia preparado sua rede social com os mesmíssimos recursos que fizeram a fama do TikTok, em um processo de “inspiração” similar ao da função stories, vinda do Snapchat.

Embora existam questões reais de segurança sobre o TikTok, os motivos do governo de Donald Trump são principalmente políticos, o que torna não apenas difícil prever o que Washington decidirá, mas quase impossível retaliar se a proibição ocorrer, disse Justin Sherman, um membro do grupo de estudos Atlantic Council, que se concentra em geopolítica e segurança cibernética.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.