Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Democracia digital

Com informação farta, aplicativos e sites ajudam o eleitor a avaliar os congressistas e a escolher em quem votar nas eleições

Por Flávio Ismerim
Atualizado em 4 jun 2024, 17h01 - Publicado em 27 set 2018, 23h25

Nada menos que 27 000 brasileiros concorrem a um cargo público nas eleições do próximo dia 7. Para a Câmara dos Deputados, serão cerca de 8 000 nomes a disputar as 513 cadeiras. Quem já assistiu à propaganda eleitoral em rádio e TV sabe que os candidatos dispõem de apenas alguns segundos para falar o nome, o número e defender suas propostas. Ou seja: é muita gente e pouquíssimo tempo para conhecer melhor quem quer se eleger. Mas o avanço do mundo digital tornou essa tarefa mais fácil. Existem hoje dezenas de sites e aplicativos cuja missão é ajudar os eleitores a fazer uma escolha mais consciente. São as political techs, como se denominam as startups que usam a tecnologia para auxiliar o processo eleitoral.

Foi justamente a dificuldade de encontrar informações que estavam espalhadas pela internet, em diferentes sites do poder público, que levou os empreendedores Renato Feder e Alexandre Ostrowiecki a decidir criar o Ranking dos Políticos, uma das political techs pioneiras no país. O site, que conta com 15 milhões de acessos mensais, reúne os dados de parlamentares e fornece estruturas de comparação em forma de lista. É possível checar o histórico criminal, a votação em projetos mais relevantes no Congresso, os gastos e as faltas nas sessões durante o mandato. Além disso, o eleitor pode responder a enquetes e descobrir quais candidatos mais se alinham com o seu ponto de vista. Esse mecanismo também está disponível nos sites #TemMeuVoto, #MeRepresenta e Bússola Eleitoral.

Alguns aplicativos fazem uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial. É o caso do Detector de Ficha de Políticos. Basta uma foto para que, em poucos segundos, ele revele ao eleitor a lista de processos a que o candidato em questão responde na Justiça. O aplicativo já soma 1,5 milhão de downloads e disponibiliza a ficha de 8 500 políticos, entre parlamentares eleitos em 2014, postulantes ao Congresso, aos governos estaduais e à Presidência.

Há dois anos, as political techs tiveram papel de destaque nas eleições que conduziram Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos. Elas atuaram no combate às fake news, mas, como se sabe, não conseguiram impedir a influência da desinformação no resultado final. No Brasil, alguns mecanismos de acompanhamento de candidatos e da execução de suas promessas já estavam disponíveis nas eleições de 2014. Mas o uso dessas ferramentas aumentou de forma ostensiva desde então. Existem hoje 37 sites e aplicativos, segundo um estudo da aceleradora de startups Liga Ventures. Apesar desse crescimento em prol da democracia, ainda há muito trabalho a ser feito: oito em cada dez brasileiros não lembram em quem votaram para deputado federal em 2014, e só 15% acompanham os parlamentares que ajudaram a eleger. Se essas novas ferramentas contribuírem para mudar tal quadro, terão cumprido à risca sua missão democrática.

Publicado em VEJA de 3 de outubro de 2018, edição nº 2602

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.