Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Corneteiro Digital: “vaias” no Twitter para Fred e Felipão após empate com México

Ferramenta mede número de citações a jogadores e revela humor de torcedores

O empate sem gols entre Brasil e México, no Estádio Castelão, em Fortaleza, nesta terça-feira, provocou críticas aos jogadores da seleção no Twitter. Durante a partida, o técnico Luiz Felipe Scolari e o atacante Fred foram os mais “cornetados” entre usuários brasileiros da rede social; Oscar e Neymar, os mais elogiados. É o que revelam os dados do Corneteiro Digital, ferramenta do site de VEJA que exibe em tempo real o sentimento dos torcedores durante os jogos da competição.

Leia também:

Invasão mexicana abafa barulho de torcedores cearenses

​Castelão-2014 mostra o que todas as arenas deveriam ser

Brasil x México não é clássico, claro – mas clima é quente

Seleção pode testar mudança – assim como em 94 e 2002

Entre as mensagens publicadas entre 17h e 18h, período que cobre a realização do segundo tempo da partida, 68,4% dos tuítes em português relativos a Felipão eram desfavoráveis ao técnico. No caso de Fred, substituído por Jô, a porcentagem de mensagens negativas chegou a 62,8%.

No mesmo período, os aplausos digitais foram divididos entre Neymar e Oscar. Enquanto o craque do Barcelona recebeu 66,8% dos tuítes positivos, a aprovação a Oscar chegou a 69,1%. Neymar também foi o campeão de mensagens na rede nos últimos 45 minutos de jogo, com mais de 34.000 tuítes, seguido por Luiz Felipe Scolari (14.000), Hulk (14.000) e Bernard (9.000).

O Corneteiro Digital – parceria entre VEJA.com, Twitter e a empresa argentina de desenvolvimento de software de mídia social Flowics – exibe números a partir da análise de todos os tuítes públicos dos usuários do microblog em língua portuguesa. Para chegar aos resultados, as mensagens foram analisadas por um programa “treinado” por jornalistas de VEJA.com.

https://storify.com/veja/brasil-x-mexico/embed?template=slideshow&border=false