Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Como comprar uma TV 4K? 6 perguntas para fazer

Depois de alguns anos como destaques em feiras de tecnologia, as UltraHD 4K chegaram de vez ao nosso mercado com imagens incríveis e preços competitivos

Modelos UHD 4K da Samsung: Modelos UHD 4K: ótima pedida para Black Friday e compras de Natal

Modelos UHD 4K: ótima pedida para Black Friday e compras de Natal (Samsung/Divulgação)

Você deve estar namorando uma TV nova há algum tempo, mas ainda não está confiante para desembolsar aquela grana, não é mesmo?

Veja a seguir quais as perguntas fundamentais para se fazer antes de escolher o modelo ideal para a sua casa, aproveite as promoções neste fim de ano e boas compras!

Vale a pena investir agora em uma TV 4K?

Não só os preços das telas de altíssima definição estão mais competitivos no mercado brasileiro, mas também os conteúdos disponíveis em 4K cresceram consideravelmente nos últimos meses. Os principais serviços de streaming (Netflix, Globo Play, Globosat Play) e até mesmo no Youtube tem centenas de vídeos nesta qualidade. Além disso, os videogames de nova geração já possuem gráficos para entregar a maior qualidade possível de imagem.

E como fica a qualidade dos canais abertos e conteúdos que não são em 4K?

As melhores TVs disponíveis no mercado possuem tecnologia de upscaling, ou seja, elas ampliam a qualidade de qualquer conteúdo de menor resolução, com a redução do ruído, a melhora na definição e o aprimoramento dos detalhes, para que a imagem exibida fique o mais próximo possível da resolução 4K.

Tem algum segredo para escolher o tamanho ideal?

A escolha depende do ambiente e da distância entre o equipamento e o sofá ou a cama, para que a experiência seja sempre confortável. Com TVs de altíssima definição, a distância pode ser menor, já que a qualidade da imagem não é comprometida de perto, sem aquele desconforto de enxergar os pixels na tela. Na dúvida, tente manter uma distância de duas vezes o tamanho da diagonal da tela. Por exemplo, uma TV de 42” tem a diagonal de 107cm, então a distância ideal seria de cerca de 2 metros; já para uma TV de 49”, a distância confortável será de 2,5 metros.

Tabela com distâncias Espaço entre a tela e os olhos de quem assiste à TV depende do número de polegadas do aparelho

Espaço entre a tela e os olhos de quem assiste à TV depende do número de polegadas do aparelho (Samsung/Divulgação)

Já tenho uma TV Full HD. A qualidade será muito diferente?

A diferença está na quantidade de pixels que formam as imagens. Numa tela 4K, são 3.840 pixels horizontais e 2.160 verticais, no total de 8,3 milhões de pixels. Assim, uma TV 4K tem qualidade quatro vezes maior do que uma Full HD. Na prática, essa diferença significa imagem muito mais nítida e próxima da realidade.

Ouvi falar de um pixel branco. O que é isso?

Todas as imagens são gravadas na tecnologia RGB, ou seja, todas as cores são formadas a partir do vermelho (red), verde (green) e azul (blue). O branco é formado por essas três cores primárias e as demais, pela combinação das três. Para que as cores sejam perfeitas e formem imagens em altíssima qualidade, é fundamental que todos os pixels da tela reproduzam essas três cores primárias. Essa é a diferença de uma TV UltraHD 4K de verdade e os aparelhos com padrão RGBW (RGB e white), com o tal pixel branco. Em telas RGBW, uma das cores é sempre substituída pela luz branca, o que derruba a qualidade e a intensidade das cores, assim como a fidelidade da imagem. Agências reguladoras chegam a chamar essas telas RGBW de TVs “3K”.

E como confiar? Existe alguma certificação?

Procure pelos selos! Todos os produtos UHD 4K da Samsung, por exemplo, são certificados pela Consumer Technology Association (CTA) e pela Digital Europe (DE), entidades que estabeleceram critérios mínimos para certificar um produto como o UHD 4K. Entre os critérios, garantir que o produto tenha em cada pixel a capacidade de reproduzir todas as cores. Para mais informações acesse www.samsung.com.br/4kdeverdade.

Teste rápido usando a câmera do smartphone revela quando a TV não tem o pixel branco Teste rápido usando a câmera do smartphone revela quando a TV não tem o pixel branco

Teste rápido usando a câmera do smartphone revela quando a TV não tem o pixel branco (Samsung/Divulgação)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Boa noite, matéria muito boa, parabéns.

    Curtir