Comissão Europeia proíbe TikTok em celulares de funcionários
Medida visa proteger organismo contra ameaças e ataques cibernéticos; plataforma reage
O Conselho de Administração Corporativo da Comissão Europeia decidiu suspender o uso do aplicativo TikTok em seus dispositivos corporativos e nos de seus funcionários que usam aparelhos pessoais em serviço. A justificativa do corpo consultivo é se proteger contra ameaças e ataques cibernéticos. O prazo para a remoção é o dia 15 de março. Segundo o organismo, outras plataformas de mídia social também serão mantidos sob revisão constante.
Em nota, a Comissão Europeia disse que a medida está de acordo com as rígidas políticas internas de segurança cibernética para o uso de dispositivos móveis em comunicações relacionadas ao trabalho. “A Comissão está empenhada em garantir que o seu pessoal está bem protegido contra o aumento das ciberameaças e dos incidentes”, está escrito no texto. “É, portanto, nosso dever responder o mais cedo possível a potenciais alertas cibernéticos.”
“A Comissão Europeia é uma instituição e, como tal, tem um forte foco na proteção da segurança informática, e é por isso que tomamos essa decisão”, disse o comissário de Mercado Interno da UE, Thierry Breton. “Estamos muito atentos para proteger nossos dados.” Por meio de um porta-voz, o TikTok disse ter ficado “desapontado” com o veto de Bruxelas, que a rede social definiu como “equivocado e baseado em conceitos fundamentalmente errados”.
Propriedade da empresa chinesa ByteDance, o TikTok é uma plataforma de mídia social que permite aos usuários criar e compartilhar vídeos de curta duração — em geral, de 15 a 60 segundos. Mesmo assim, Giacomo Lev Mannheimer, gerente de relações institucionais da rede social no sul da Europa, negou laços com a China e criticou a decisão, em entrevista à agência Ansa: “Somos uma plataforma global, o TikTok não está presente na China, nossos dados não estão na China, a gestão não está na China. Os investidores não são chineses e sempre declaramos publicamente que o governo chinês nunca nos pediu acesso aos dados e, se pedisse, não daríamos a eles”.
Segundo Lev Mannheimer, “os dados dos usuários europeus do Tiktok estão em um data center nos Estados Unidos e em um data center de backup em Cingapura. Eles não são armazenados nem na China nem em outro lugar”. O aplicativo já está banido de dispositivos do governo federal dos Estados Unidos por suspeita de que as autoridades da China tenham acesso aos dados coletados pela rede social.
A reação de Lula ao ser aconselhado a decretar intervenção na segurança do Rio
A provocação de Lázaro Ramos após megaoperação no Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Combate ao tráfico: Cláudio Castro se sai melhor que Lula, aponta pesquisa







