Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Audi lança tablet com Android para usar dentro do carro

Novo dispositivo se comunica com sistema do veículo para informar dados sobre o funcionamento, mas também permite baixar aplicativos e assistir filmes

Por Da Redação - 8 jan 2014, 14h37

Depois de anunciar uma parceria com o Google, a Audi anunciou seus primeiros passos para levar o sistema operacional Android para os carros. Em evento na Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia realizada até sexta-feira em Las Vegas (EUA), a empresa mostrou seu primeiro tablet criado para permitir que o motorista e os passageiros interajam com o sistema do carro.

Leia também:

Samsung lança tablets e diretor Michael Bay ‘foge’ do palco

Toyota e Microsoft planejam carro conectado à internet

Publicidade

De acordo com o site CNET, o Audi Smart Display tem tela de 10 polegadas, usa Android e um processador otimizado pela NVidia para carros conectados. Os passageiros podem usar o gadget para controlar diversas funções do veículo, como navegador de GPS e tocador de música, entre outras funções. Os comandos são enviados do tablet para o veículo por meio de uma conexão Wi-Fi local.

A tela do tablet mostra as mesmas funções que o motorista acessa na tela de LCD no painel do veículo, o que torna o aparelho especialmente útil para os passageiros sentados no banco de trás. Dados relativos ao funcionamento do carro, como velocidade, também poderão ser acessados por meio do tablet.

Embora tenha sido criado para uso dentro do carro, o primeiro tablet da Audi funciona como qualquer outro modelo com sistema operacional Android. Assim, os usuários poderão instalar aplicativos a partir da loja virtual Google Play, assistir filmes e ouvir músicas.

Ainda não há informações sobre quando o tablet da Audi chegará ao mercado, mas ele deve ser oferecido em conjunto com carros da marca. Ao anunciar a parceria com as montadoras para levar o Android para os carros, o Google indicou que os primeiros veículos com o sistema devem chegar ao mercado até o final de 2014.

Publicidade

Carros conectados – O lançamento do tablet com Android está alinhado com a estratégia da Audi de melhorar a interface dos carros conectados. “Quanto mais conectados os carros ficam, mais conectados deverão se tornar”, disse Ulrich Hackenberg, membro do conselho de desenvolvimento técnico da Audi, durante a CES 2014.

Além do tablet com Android, a empresa também anunciou um novo sistema para carros conectados que deve estrear na nova versão do Audi TT. De acordo com a empresa, o painel do veículo recebeu uma tela de 12,2 polegadas que exibe uma interface multimídia. Ela permite o acesso a dados do veículo, como velocidade, e também permite o uso de aplicativos desenvolvidos para o carro, como navegador GPS. O novo Audi TT deve chegar ao mercado até o final de 2014.

Publicidade