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Apple é multada em R$ 1 bilhão na França

Considerado como prática anticompetitiva, dispositivo de privacidade instalada nos aparelhos ajuda usuário a filtrar publicidades indesejadas

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 mar 2025, 20h18 - Publicado em 31 mar 2025, 20h02

Desde o lançamento do IOS 14.5, em 2021, a Apple incluiu um recurso de privacidade, que exige que os aplicativos peçam permissão aos usuários para rastrear suas atividades em outros sites. Ao dizer que não, o consumidor se livra de uma série de propagandas indesejadas, que às vezes eles nem sabem porque aparecem na tela. Nos aparelhos sem esse recurso, como os celulares com sistema Android, basta pesquisar o preço de um determinado artigo na rede, por exemplo, para uma chuvarada de anúncios sobre o item surgirem espontaneamente. O App Tracking Transparecy (ATT) impede esse bombardeio. É bom para o usuário, mas péssimo para os concorrentes. Nesta segunda-feira, a Apple foi multada em R$ 1 bilhão, na França, por prática anticompetitiva.

No mesmo ano que o ATT foi lançado, uma empresa de publicidade entrou com a primeira denúncia no órgão regulador francês. No Brasil, a primeira denúncia aconteceu este ano, em janeiro, e partiu das donas das plataformas Instagram, WhatsApp, Facebook, Threads e Meta. A reclamação foi formalizada no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade. A Meta alegou que o dispositivo, que funciona nos iPhones e iPads, dá maior controle para o consumidor, mas é  “discriminatória” contra os desenvolvedores.

Não é a primeira vez que a Apple sofre sanções. No ano passado, foi condenada na União Europeia a pagar 1,8 bi de euros por impedir que o Spotify e outras empresas de streaming de música ofereçam opções de pagamento fora da plataforma da Apple.

leia:

+https://veja.abril.com.br/economia/o-que-explica-a-serie-de-novos-tropecos-da-apple

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