Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Amazon lança concorrente do Dropbox no Brasil

Serviço de backup Cloud Drive oferece 5 GB de espaço gratuito para usuários

Por Claudia Tozetto 11 mar 2014, 15h47

Um mês após iniciar a venda do Kindle por meio de sua loja brasileira, a Amazon anunciou a chegada de seu serviço de backup em nuvem ao Brasil. O Cloud Drive oferece 5 GB de espaço gratuito que pode ser usado para armazenar arquivos, fotos e vídeos. Todo o conteúdo pode ser acessado por meio do navegador para PC e Mac. Fotos e vídeos guardados por meio do serviço podem ser acessadas também dos aplicativos para iPhone e Android.

Leia também:

Amazon retoma venda direta do Kindle no Brasil

Amazon lança nova versão do Kindle Paperwhite no Brasil

Ao instalar o aplicativo em seu smartphone ou tablet, o usuário pode ativar o envio automático de fotos para o Cloud Drive. Com isso, todas as fotos armazenadas no rolo da câmera serão enviadas automaticamente para o serviço da Amazon. Isso permite que as fotos sejam recuperadas, caso o aparelho seja danificado. É possível configurar o app para enviar as imagens apenas por meio de redes Wi-Fi e também para fazer o upload mesmo com o aplicativo fechado.

Continua após a publicidade

No caso dos arquivos, o usuário pode instalar o aplicativo do Cloud Drive no PC ou Mac. Assim como ocorre com os rivais Google Drive e Dropbox, o Cloud Drive cria uma pasta na máquina, que fica sincronizada com o serviço. Assim, todos os arquivos armazenados nesta pasta são automaticamente enviados para os servidores da Amazon, desde que o computador esteja conectado à internet.

O serviço de backup em nuvem da Amazon concorre diretamente com outras opções similares, como o Google Drive, o Dropbox, o OneDrive, da Microsoft e o iCloud, da Apple. Atualmente, o iCloud tem 320 milhões de usuários em todo o mundo e o OneDrive fica em segundo lugar com 250 milhões de pessoas cadastradas. O serviço de backup Dropbox tem 175 milhões de usuários, enquanto o Google Drive reúne 120 milhões de contas. A Amazon não divulga o número de usuários do Cloud Drive.

Espaço adicional – Na estreia, o Cloud Drive só oferecerá 5 GB gratuitos e não será possível pagar para expandir o espaço na nuvem. Nos Estados Unidos e em outros países, a Amazon tem diversos planos de assinatura, que variam de 10 dólares por ano para ter 20 GB de espaço até 500 dólares por ano para ter 1 TB para guardar documentos, fotos e vídeos. A empresa não informa quando essas opções estarão disponíveis no Brasil.

Outro recurso do Cloud Drive que não chega no momento é o Cloud Player, que permite criar uma cópia de todas as músicas compradas na loja on-line da Amazon para ouvir por streaming em qualquer dispositivo. O serviço ainda não está disponível, já que a Amazon não iniciou a venda de músicas no país. Atualmente, a empresa comercializa apenas aplicativos para Android, livros digitais e o leitor eletrônico Kindle por meio de sua loja virtual brasileira.

Continua após a publicidade

Publicidade