Vacinas da Janssen chegam congeladas ao DF e passarão por quarentena
Lote com 40,1 mil doses estava abaixo da temperatura adequada e passará por análise de qualidade a partir de segunda-feira, 5
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou neste sábado, 3, que 40,1 mil doses da vacina contra Covid-19 da Janssen enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram congeladas, abaixo da temperatura adequada de armazenamento para este imunizante, que é de 2°C. No entanto, não há esclarecimento sobre o porque isso aconteceu.
Segundo a secretaria, a pasta foi acionada e recomendou deixar toda a carga das vacinas em quarentena, até a realização de testes de qualidade. Na segunda-feira, 5, o Ministério solicitará análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para verificar a estabilidade dos imunobiológicos e se é seguro aplicar essas vacinas.
A carga faz parte das 3 milhões de doses do imunizantes doados ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos. A vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, é a única autorizada para ser aplicada em dose única. Isso significa que o lote recebido pelo Distrito Federal seria suficiente para imunizar completamente cerca de 40 mil pessoas.