Tratamento com células-tronco reverte casos de impotência sexual
Através de lipoaspiração, homens tiveram células-tronco retiradas de gordura abdominal injetadas no órgão sexual masculino
Alguém poderia imaginar que a retirada de células-tronco da gordura abdominal reverteria casos de impotência sexual? Essa foi a conclusão de um trabalho inédito dos pesquisadores do Hospital Universitário de Odense, na Dinamarca, apresentado no Congresso da Associação Europeia de Urologia, em Londres, no último sábado 25.
O experimento mostrou que homens que não tinham mais ereções depois de terem se submetido a retirada da próstata conseguiram manter relações sexuais normalmente. “É a primeira vez que a terapia com células-tronco permite a pacientes recuperar uma função erétil suficiente para voltar a fazer sexo”, analisou Martha Haahr, pesquisadora do hospital.
Através de lipoaspiração, homens tiveram células-tronco retiradas de gordura abdominal e injetadas no órgão sexual masculino. Seis meses após o procedimento, 8 dos 21 pacientes recuperaram a função erétil suficiente para ter atividade sexual – o que foi mantido durante um ano de observação. Nenhum dos 21 participantes relatou efeitos colaterais significativos durante o período do procedimento, tampouco no ano seguinte.
Os resultados deste teste clínico são de fase 1, ou seja, quando o objetivo é verificar a segurança do método. A promessa é, enfim, ter a possibilidade de tratar pacientes que sofrem disfunção erétil por diversas causas, como diabetes, destacam os investigadores. “Mas trata-se de um teste ainda limitado”, acrescentou Haahr.
A equipe recebeu autorização das autoridades dinamarquesas para passar os testes “diretamente para a fase 3 e, dessa forma, avaliar a eficácia do método em um maior número de pacientes operados de câncer de próstata”, comentou Lars Lund, médico do hospital universitário de Odense.
(Com AFP)