Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Taxa de ocupação de UTIs para Covid tem melhora pela 1ª vez neste ano

Nota técnica da Fiocruz diz que avanço da vacinação impediu que número de casos críticos, internação e óbitos fosse maior

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 fev 2022, 20h43

Pela primeira vez neste ano, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 apresentou melhora nos índices, segundo a nota técnica do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgada nesta terça-feira, 15. Os pesquisadores apontaram que o avanço da vacinação impediu que o número de casos graves da doença, internações e óbitos fosse maior.

Os dados se referem aos leitos destinados para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o levantamento, das nove unidades federativas que estavam com taxas de ocupação igual ou superior a 80%, a zona crítica, na última semana, apenas quatro continuaram na situação. Eles informaram ainda que os estados do Ceará e Amapá saíram da zona de alerta.

Na avaliação dos dados, os pesquisadores constataram que a taxa continua alta, no entanto, o enfraquecimento da onda causada pela variante de preocupação ômicron começou a ter impacto na queda dos indicadores relacionados aos leitos.

Embora afirmem que a vacinação foi importante para evitar que o quadro fosse pior, eles alertam para a necessidade de não desmobilizar os esforços para conter o avanço da doença.

“É central que se avance ainda mais na campanha de vacinação com políticas e estratégias ativas, para que os adultos não vacinados o façam e que os que tomaram a primeira dose completem o esquema vacinal, além da necessidade de se ampliar rapidamente a cobertura vacinal para crianças.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.