Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Saiba como nova plataforma pode ajudar a aumentar as taxas de vacinação

Desenvolvida pelo IQC em parceria com a SBIm, ferramenta facilita acesso a dados e estatísticas de difícil interpretação nos sites públicos

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 dez 2023, 14h16 - Publicado em 4 dez 2023, 14h00

Nesta segunda-feira 4, foi lançada a VacinaBR, uma plataforma virtual interativa, para melhorar as estratégias de vacinação e aumentar as taxas de cobertura no Brasil. De fácil acesso, oferecerá aos usuários a possibilidade de gerar mapas, gráficos e visualizar tabelas referentes aos índices de imunização, com a opção de filtrar ou agregar os dados por localidade, imunizante, enfermidade e ano.

Desenvolvida pelo Instituto Questão de Ciência (IQC) em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), ela ainda ajudará os gestores públicos a acompanhar as estatísticas, compará-las com as de outras localidades e definir estratégias para ampliar a adesão às vacinas, um problema urgente no país gerado principalmente pela hesitação vacinal e as fake news disseminadas pelo antigo governo, e que tem por consequência, o ressurgimento de doenças já erradicadas como o sarampo.

“Ao considerar a transparência e a comunicação como pilares fundamentais para a informação da população e de públicos-chave, e para a melhor tomada de decisão governamental, é determinante que os números e estatísticas da vacinação estejam disponíveis facilmente”, diz Natalia Pasternak, presidente do IQC, que acrescenta: “Conhecer os dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em profundidade permite a análise de indicadores como os públicos e localidades com menor cobertura, possibilitando soluções mais rápidas e eficazes”.

Estabelecido em 1973, o PNI tem como objetivo coordenar as ações de imunização em todo o país, garantindo o acesso universal e gratuito às vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a outros imunizantes e insumos definidos pelo Ministério da Saúde.

Fácil Acesso

Vale ressaltar que a facilidade de acesso também viabiliza um melhor acompanhamento por parte de sociedades científicas, imprensa e pesquisadores. “A transparência é fundamental para ampliar a confiança da população na segurança e eficácia das vacinas”, frisa Pasternak.

Continua após a publicidade

A saber, os dados que estarão no VacinaBR são coletados de repositórios do Plano Nacional de Imunizações (PNI) disponíveis nos portais do Datasus e de outros sistemas do Ministério da Saúde, com informações sobre doses aplicadas, tabelas informativas de imunizantes (calendários nacionais de vacinação) e estatísticas demográficas do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fundamentais para o cálculo de taxas de cobertura, e que mesmo abertos ao público, são de difícil interpretação, algo que a plataforma pretende resolver.

Urgência Nacional

As baixas coberturas vacinais estão cada vez mais procupantes entre gestores públicos, profissionais da saúde e cientistas. “O Brasil está em um momento crítico”, afirma Isabella Ballalai, diretora da SBIm.

Atualmente, o país é classificado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como de risco muito alto para o retorno da poliomielite, por exemplo. “Situação que seria impensável há alguns anos. Se não quisermos viver um retrocesso histórico, precisamos trabalhar em todas as frentes para reforçar a imagem da vacinação como ferramenta de promoção da qualidade de vida”, completa.

Assim, ações coordenadas e bem-planejadas de vacinação podem ajudar e muito na possibilidade de erradicar e controlar doenças, além de reduzir a mortalidade de crianças e adultos, caso da nova plataforma que pretende auxiliar na retomada de índices mais elevados de imunização. “As vacinas salvam mais de 3 milhões de pessoas por ano”, afirma Renato Kfouri, médico infectologista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). “Precisamos resgatar a confiança nas vacinas, mostrar como são seguras e eficazes e a importância de continuar vacinando para nos livrarmos dessas doenças evitáveis.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.