Rio de Janeiro começa a vacinar idosos na próxima semana
Calendário municipal contempla imunização para todas as pessoas a partir de 80 anos de idade
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira, 28, que vai começar a vacinação contra Covid-19 de idosos da população em geral a partir de segunda-feira, 1º. O calendário contempla pessoas a partir de 80 anos de idade, mas irá começar por grupo mais velhos. Na semana que vem, serão imunizados as pessoas com mais de 95 anos.
No primeiro dia, serão vacinadas pessoas com 99 anos ou mais. Na terça-feira, 2, serão os idosos de 98 anos. Em seguida, será a vez das pessoas com 97 anos (quarta-feira, 3), 96 anos (quinta-feira, 4) e 95 anos (sexta-feira, 5). Quem perder o dia da vacinação e tiver 95 anos ou mais poderá procurar os postos de saúde no próximo sábado, 6, até o meio-dia.
A secretaria anunciou ainda que até o fim de fevereiro, todos os idosos com 80 anos ou mais poderão se vacinar. Na segunda semana de fevereiro, serão aqueles com 90 anos ou mais, com esquema semelhante ao da primeira semana, com uma idade específica em cada dia, em ordem decrescente: 94 anos (dia 8), 93 anos (dia 9), 92 anos (dia 10), 91 anos (dia 11), 90 anos (dia 12) e 90 anos ou mais (dia 13).
LEIA TAMBÉM: Vacinas contra a Covid-19: o que esperar dos efeitos colaterais
Na terceira semana, será a vez daqueles de 85 a 89 anos e na quarta semana, aqueles com idade entre 80 e 84 anos.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Rio começou na semana passada. Por enquanto, a prefeitura do Rio está vacinando apenas profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com mais de 60 anos, além dos idosos que moram em abrigos, quilombolas e indígenas.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que “está aplicando na campanha de vacinação contra a Dovid-19 doses tanto da vacina CoronaVac quanto da vacina Oxford/AstraZeneca”.
Com Agência Brasil