Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Para evitar nascimentos, EUA podem barrar visto de turistas grávidas

A nova regra é um esforço para impedir o "turismo de nascimento", quando grávidas viajam para o país para que seus filhos possam obter a cidadania

Por Da redação
Atualizado em 23 jan 2020, 15h06 - Publicado em 23 jan 2020, 14h44

O Departamento de Estado dos Estados Unidos deu permissão aos seus oficiais consulares no exterior de rejeitarem o visto de turista de mulheres grávidas, caso acreditem que sua entrada no país é uma forma de ganhar cidadania para seus filhos ao dar à luz. A regra começa a valer a partir de sexta-feira (24), de acordo com informações do The New York Times.

Os vistos cobertos pela nova regra são concedidos àqueles que querem visitar o país por turismo, tratamento médico ou para encontrar amigos e familiares. A medida atende a um pedido de conservadores, que há muito criticam o que eles chamam de “bebês âncora”, crianças nascidas em solo americano e usadas ​​por seus pais para atrair outros membros da família. O presidente dos EUA, Donald Trump, já criticou a disposição constitucional que concede cidadania à maioria dos bebês nascidos em solo americano.

“Essa mudança de regra é necessária para melhorar a segurança pública, a segurança nacional e a integridade do nosso sistema de imigração. A indústria do turismo de nascimento ameaça sobrecarregar valiosos recursos hospitalares e está repleta de atividades criminosas, como refletido em processos federais. Fechar essa brecha brutal de imigração combaterá esses abusos endêmicos e, em última análise, protegerá os Estados Unidos. ”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca em comunicado.

Inicialmente, a regra valeria apenas para novos vistos. Portanto, o visto poderia ser negado apenas se a mulher solicita-lo quando já estiver grávida. Por isso, críticos afirmam que não está claro qual será a eficácia da nova regra, já que alguns vistos permitem que estrangeiros visitem os Estados Unidos várias vezes ao longo de 10 anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.