Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

OMS alerta que doses de reforço não vão acabar com a pandemia

Diretor-geral do órgão disse que não adiantam as campanhas pela terceira dose enquanto alguns países mais pobres não tiverem acesso aos imunizantes

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 dez 2021, 17h46

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira, 22, que nenhum país sairá da pandemia da Covid-19 com as terceiras doses das vacinas. O chefe da OMS tem se manifestado repetidamente contra a aplicação das injeções adicionais de imunizantes enquanto uma boa parte da população mundial, em especial os mais pobres, não têm acesso sequer à primeira dose.

De acordo com Ghebreyesus, os “programas indiscriminados de reforço da vacinação tendem a prolongar a pandemia em vez de acabá-la, desviando as doses disponíveis para países que já têm altas taxas de vacinação, dando assim ao vírus mais oportunidade de se espalhar e sofrer mutações”.

O aviso do diretor-geral, no entanto, surge quando vários países avançam nas terceiras e até quartas doses, como é o caso de Israel, que estabeleceu a injeção adicional a idosos e profissionais da saúde devido ao avanço da nova variante do coronavírus, a ômicron.

Ghebreyesus disse ainda que as duas doses das vacinas contra a Covid-19 são eficazes contra o coronavírus e suas variantes, inclusive a ômicron, e que a grande maioria das pessoas internadas e dos mortos não tomaram os imunizantes. Há uma semana, porém, o diretor-geral da OMS disse que não havia “provas da eficácia das doses de reforço” contra a ômicron.

Abaixo, os números da vacinação no Brasil:

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.