O que é a doença que fez Ashton Kutcher parar de ver, ouvir, falar e andar
Doença autoimune e rara, a vasculite é uma inflamação de vasos sanguíneos que pode restringir a passagem do sangue, causando danos aos órgãos e tecidos
O ator americano Ashton Kutcher revelou nesta segunda-feira 8, que ficou sem ver, ouvir e andar por causa de uma vasculite, inflamação de vasos sanguíneos que pode restringir a passagem do sangue, resultando em danos aos órgãos e tecidos.
O astro falou sobre sua experiência durante uma participação no programa “Celebridades à prova de tudo: o desafio”, com o apresentador Bear Grylls, da National Geographic, em Los Angeles, nos Estados Unidos. “Três anos atrás, eu tive uma forma estranha e super rara de vasculite, que derrubou minha visão, minha audição e meu equilíbrio”, disse Kutcher.
“Você realmente não aprecia os sentidos até perder. Até que você entende, ‘eu não sei se eu vou ser capaz de enxergar de novo, poder ouvir de novo, não sei se vou conseguir andar de novo. Tenho sorte de estar vivo'”, completou ele, sem especificar o tipo de vasculite, dizendo apenas que se tratava de uma “versão mais rara e com sintomas graves”.
Segundo a Sociedade Paulista de Reumatologia, a vasculite é classificada como “uma doença autoimune e rara, que pode variar de um problema menor que afeta apenas a pele a uma doença mais grave que causa problemas em órgãos como o coração ou os rins”. A Sociedade ainda alerta que seu diagnóstico e tratamento devem ser feitos por um médico reumatologista.
Os vários tipos de vasculite se diferenciam pelo tamanho e localização dos vasos afetados. Entre os sintomas mais comuns estão lesões na pele como púrpura, urticária e erupções, fadiga, fraqueza, febre, dor nas articulações, alterações na visão, dor de cabeça, congestão nasal e sangramento no nariz, falta de ar, dor abdominal, problemas renais, emagrecimento e problemas nos nervos como dormência, fraqueza e dor.
O diagnóstico dos diferentes tipos de vasculites é feito por meio de exames laboratoriais de sangue e de imagem do rim, fígado e hemograma, com testes de anticorpos, além de tomografias e ressonâncias magnéticas.
O principal tratamento para todos os subtipos da doença é o uso de medicamentos imunossupressores, incluindo coricosteroides, imunobiológicos ou imunossupresores convencionais, que ajudam no controle de atividade dos anticorpos que atacam os vasos sanguíneos.
Kutcher afirmou que levou cerca de um ano para se recuperar da doença, mas uma vez diagnosticado com vasculite, é necessário fazer acompanhamento até o fim da vida. “Tenho sorte de estar vivo”, afirmou Kutcher.