Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Ministério da Saúde reduz novamente doses previstas para junho

Em nova projeção, a pasta reduziu em 11% o volume total de vacinas para este mês, em comparação com o cronograma divulgado na semana passada

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jun 2021, 11h37 - Publicado em 2 jun 2021, 18h40

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira, 2, uma nova projeção de entrega de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o documento, para o mês de junho são esperadas 39,8 milhões de doses. A quantidade é 11% menor do que o cronograma divulgado na semana passada, que estimava 43,8 milhões de vacinas para o mesmo período. Vale lembrar, que o volume de doses previsto para este mês já havia sofrido uma redução de 16%, em comparação com a projeção do dia 19 de maio.

Os desfalques ocorreram na produção da Fiocruz, responsável pela fabricação e distribuição da vacina de Oxford-AstraZeneca, e do Instituto Butantan. Na semana passada, estavam previstas 20,9 milhões de doses da vacina da Fiocruz. Nesta quarta-feira, essa quantidade caiu para 18 milhões de vacinas. Já o Instituto Butantan vai entregar 1 milhão de doses a menos: na semana passada, a expectativa era de pouco mais de 6 milhões de doses para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) até o final deste mês. Agora, serão apenas 5 milhões, mesma quantidade entregue no mês de maio.

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre as vacinas contra a Covid-19 sendo aplicadas no Brasil

Recentemente, a Fiocruz e o Instituto Butantan tiveram problemas para dar andamento na fabricação de novas doses de vido à falta de matéria-prima, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que é importado da China. A Fiocruz recebeu no dia 22 de maio um novo lote de IFA, suficiente para o processamento de 12 milhões de doses. Já o Instituto Butantan recebeu no dia 25 de maio apenas 3.000 litros de matéria-prima, suficientes para a fabricação das 5 milhões de doses que serão entregues ao Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira, 2, o governador João Doria disse que está previsto para o dia 28 de junho a chegada de um novo lote com IFA suficiente para a produção de 10 milhões do doses. No entanto, elas só poderão chegar aos braços dos brasileiros no mês de junlho.

Além destes dois fornecedores, há ainda 4 milhões de doses de Oxford-AstraZeneca fornecidas pelo programa Covax Facility, ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), 842,4 mil doses da vacina da Pfizer-BioNTech também fornecidas pelo Covax  e mais 12 milhões de doses da Pfizer, entregues pela farmacêutica. Das doses da Pfizer, 2,4 milhões chegam ao Brasil até quinta-feira, 3.

Para o semestre que vem, ainda não há previsão mensal de entregas. O calendário divulgado pelo Ministério da Saúde contempla apenas o trimestre. Dessa forma, para o terceiro trimestre (julho a setembro) estão prevista 170,5 milhões de doses e para o quatro trimestre (outubro a dezembro), 318,5 milhões.

Continua após a publicidade

Confira o avanço da vacinação no Brasil:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.