Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Governo Biden anuncia possível data do fim de emergência para Covid-19

Emergência de saúde pública declarada nos Estados Unidos em 2020 expiraria em 11 de abril e plano é de estender prazo para evitar "fim abrupto"

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 31 jan 2023, 13h58

O governo Joe Biden planeja encerrar a emergência de saúde pública por Covid-19 nos Estados Unidos, declarada em 2020, em 11 de maio deste ano. O status expiraria em 11 de abril e a extensão de prazo também deve valer para a emergência nacional para a doença, cujo encerramento ocorreria em 1º de março. O anúncio foi feito em comunicado divulgado em meio ao debate sobre um projeto de lei para declarar o fim imediato das emergências.

No documento, publicado nesta segunda-feira, 30, a Casa Branca informou seu plano de unificar uma data para ambas as declarações, considerando o compromisso de avisar sobre a rescisão do status com, ao menos, 60 dias de antecedência.

“Um fim abrupto das declarações de emergência criaria um caos generalizado e incerteza em todo o sistema de saúde – para estados, hospitais e consultórios médicos, e, mais importante, para dezenas de milhões de americanos”, destaca o comunicado.

De acordo com o governo, a população mais vulnerável seria a mais impactada pela interrupção das declarações de emergência, pois isso afetaria as medidas de ampliação de assistência do Medicaid, programa de cobertura de saúde para pessoas de baixa renda, determinadas durante a pandemia.

Continua após a publicidade

Ainda segundo a gestão Biden, a mudança imediata do status levaria à interrupção de regras especiais para o financiamento extra aos estados. Sem receita, hospitais e lares de idosos poderiam ter de interromper o atendimento até encontrar novos meios para se estabelecer financeiramente.

“Milhões de pacientes, incluindo muitos dos veteranos de nossa nação, que dependem da telessaúde, de repente seriam incapazes de acessar
serviços clínicos e medicamentos. Os afetados de forma mais aguda seriam os indivíduos com necessidades comportamentais de saúde e pacientes rurais”, completa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.