Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Fiocruz confirma segurança da vacina de Oxford e AstraZeneca em idosos  

Segundo a instituição, as evidências apresentadas até o momento confirmam a segurança e a produção de anticorpos em pessoas com 65 anos ou mais

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 jan 2021, 19h14 - Publicado em 29 jan 2021, 12h11

A Fiocruz afirmou nesta sexta-feira, 29, que o uso da vacina contra Covid-19 Oxford/AstraZeneca em idosos é seguro. A instituição é responsável pela produção e distribuição do imunizante no país. Segundo o fabricante, a vacina é indicada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, sem limite superior de idade.

“As evidências apresentadas até o momento e publicadas em revistas científicas especializadas confirmam a segurança e a imunogenicidade (produção de anticorpos) da vacina Oxford/AstraZeneca em idosos. De acordo com os resultados dos ensaios clínicos de fase 3, não há contra-indicações para imunização de idosos com a vacina Oxford/AstraZeneca.”, disse a Fiocruz em comunicado.

LEIA TAMBÉM: Como as vacinas para a Covid-19 ficaram prontas tão rápido?

A polêmica sobre a aplicação do imunizante em idosos começou na quinta-feira, 29, quando a Alemanha contraindicou seu uso em idosos a partir de 65 anos de idade sob a alegação de que os dados sobre sua eficácia para essa faixa etária são “insuficientes”.

De fato, no estudo com resultados preliminares da fase 3 de testes clínicos, publicado na revista The Lancet, os pesquisadores disseram que ainda não havia casos de Covid-19 suficientes em pessoas com 65 anos ou mais para avaliar a eficácia específica neste grupo. Na época da publicação do estudo, esse grupo representava cerca de 8% dos voluntários.

A baixa participação de idosos com 65 anos ou mais ocorreu porque esse público foi incorporado em um segundo momento nos estudos em andamento, inclusive com outras vacinas. Inicialmente, o estudo era indicado apenas para pessoas de 18 a 55 anos de idade.

Continua após a publicidade

Mas o estudo de fase 2 apontou evidências robustas de segurança e imunogenicidade (produção de anticorpos protetores contra Covid-19) em pessoas com idade a partir de 65 anos: 100% das pessoas nesse grupo adquiriram anticorpos específicos após a segunda dose.

“De toda forma, para a vacina de Oxford/AstraZeneca, as evidências apresentadas já confirmam a segurança e a imunogenicidade (produção de anticorpos) da vacina para idosos”, finaliza a Fiocruz.

No Reino Unido, primeiro país a aprovar o uso do imunizante Oxford-AstraZeneca, a MHRA, agência regulatória, e o JCVI, comitê consultivo de especialistas independentes que assessora o país sobre imunização, indicam o uso desta vacina em adultos a partir de 18 anos e idosos de todas as idades.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também recomendou o uso emergencial da vacina para pessoas com 18 anos ou mais, sem limite superior de idade. No entanto, agência apontou a necessidade de dados adicionais da vacina em pessoas com 65 anos ou mais de idade, assim que disponíveis. A AstraZeneca afirmou em diversos ocasiões que mais idosos foram incluídos no estudo e que em breve dados sobre esse grupo específico devem ser disponibilizados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.