Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Estudo liga ‘cobreiro’ à ocorrência de esclerose múltipla

Doença herpes-zóster é provocada pelo mesmo vírus que causa a catapora

Por Da Redação
17 jun 2011, 11h03

Pessoas que tenham sido vítimas de herpes-zóster, doença popularmente conhecida como “cobreiro”, são até três vezes mais propensas a desenvolver esclerose múltipla, aponta uma pesquisa realizada pela Universidade de Medicina de Taiwan. O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Infectious Diseases.

O cobreiro é causado pelo vírus Varicella-zoster, o mesmo que provoca a varicela, ou catapora. A herpes-zóster caracteriza-se pela ocorrência de afecções na pele e normalmente começa com queimação ou coceira, seguida por uma erupção de bolhas cheias de líquido. Ela atinge, principalmente, pacientes com baixa defesa imunológicas. Uma vez que a pessoa já tenha tido catapora, o vírus entra em estado dormente, habitando as fibras nervosas do corpo. Mas, em alguns casos, o vírus pode voltar à ativa, causando, assim, a herpes-zóster.

A esclerose múltipla, por sua vez, acontece quando a camada protetora ao redor das fibras nervosas começa a se quebrar, retardando a comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. Os sintomas incluem fadiga, problemas de equilíbrio e de coordenação muscular e problemas de memória e de pensamento lógico.

De acordo com a Associação Americana de Esclerose Múltipla, cerca de 2,5 milhões de pessoas têm a doença no mundo. A maioria apresenta os primeiros sintomas entre os 15 e os 50 anos. A herpes-zóster acontece, normalmente, entre idosos, mas não chega a ser incomum casos em adultos, especialmente entre os que têm problemas de baixa resistência imunológica.

Continua após a publicidade

Durante o estudo, os pesquisadores avaliaram informações do banco de dados de uma seguradora que cobre 98% da população de Taiwan. Eles descobriram, então, que mais de 300.000 pessoas tinham herpes-zóster. O número foi comparado com as 950.000 pessoas com características similares, mas que não tinham a doença. No decorrer do estudo, menos de um a cada 10.000 pessoas no grupo com herpes-zóster desenvolveu esclerose múltipla – número três vezes maior que no grupo que não tinha herpes-zóster.

Para Jiunn-Horng Kang, coordenador da pesquisa, no entanto, o estudo apenas relaciona as duas doenças e não prova que uma seja a causa da outra. “Embora exista diversos mecanismos que poderiam explicar a relação entre elas”, diz Kang. Uma hipótese, segundo Kang, é que a herpes-zóster está associada com problemas no sistema imunológico que poderiam desencadear a esclerose múltipla.

(Com agência Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.