Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Doria prorroga fase de transição em SP até 14 de junho

Governo de São Paulo também anunciou nesta quarta-feira, 26, a vacinação de pessoas de 45 a 54 anos a partir do dia 2 de agosto

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 Maio 2021, 19h19 - Publicado em 26 Maio 2021, 13h05

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira, 26, a prorrogação da fase de transição até o dia 14 de junho. Inicialmente, essa etapa deveria ser finalizada no dia 31 de maio e a partir de 1º de junho, teria início uma maior flexibilização das atividades econômicas, com aumento do horário de funcionamento e da ocupação máxima permitida nos estabelecimentos. A medida foi motivada pela piora nos índices da pandemia, em especial o aumento da taxa de ocupação das UTIs, que voltou a ficar acima dos 80% no estado em geral.

“Os indicadores da pandemia recomendam cautela neste momento e é cautela que nós estamos adotando”, disse Doria em coletiva de imprensa. A fase atual de flexibilização autoriza o funcionamento de lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes das 6h às 21h, com até 40% de ocupação. O toque de recolher permanece entre 21 horas e 5 horas.

LEIA TAMBÉM: Testes para coronavírus: entenda os tipos e diferenças entre eles

Ampliação da campanha de vacinação

Também nesta quarta, Doria anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 45 a 54 anos a partir do dia 2 de agosto. Como acontece com os demais grupos, a ampliação da imunização ocorrerá de forma escalonada. Entre os dias 2 e 16 de agosto, a vacina estará liberada para pessoas de 50 a 54 anos. A partir de 17 de agosto, terá início a imunização da faixa etária entre 45 e 49 anos. Este público é composto por 3,6 milhões de pessoas.

Após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 causado pela variante indiana, o Ministério da Saúde incluiu trabalhadores portuários e aeroviários na campanha de vacinação. No estado de São Paulo, a imunização daqueles que trabalham nos aeroportos começa na sexta-feira, 28, para funcionários que trabalham nos aeroportos de Congonhas, que fica na capital, Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. No dia 1º de junho será a vez dos portuários começarem a ser imunizados no estado.

Eventos-piloto

O governo de São Paulo irá realizar nos próximos meses dez eventos-piloto para avaliar a possibilidade de retomar o funcionamento de setores que ainda permanecem impossibilitados devido à pandemia. Na segunda quinzena de junho, está planejada a realização de três festas na capital e no interior. O plano inclui ainda em junho quatro eventos sociais e uma feira de negócios em Santos, no litoral paulista.

Em julho, estão programadas duas feiras criativas, uma no Memorial da América Latina, em São Paulo, e outra em Campinas. Os eventos terão a presença de 100 a 1.000 pessoas e todos os participantes serão submetidos a testes para diagnóstico da doença.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.