Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: VEJA por apenas 9,90

Dia do Homem no Brasil: origem e curiosidades sobre a data

Celebração ocorre no dia 15 de julho

Por Pedro Cardoso Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 jul 2025, 16h34 •
  • Nesta terça-feira, dia 15 de julho, é comemorado o Dia do Homem. A data foi criada em 1992 pela Ordem Nacional dos Escritores, como uma forma de conscientização para os cuidados da saúde masculina. Atualmente, o dia é aproveitado por empresas, instituições e órgãos públicos para promoverem campanhas sobre a importância do acompanhamento médico e do autocuidado.

    É importante salientar que a data não é reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e não tem nenhuma ligação com o Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 8 de março e surgiu de uma reivindicação das mulheres por direitos trabalhistas.

    Internacionalmente o Dia do Homem é comemorado em 19 de novembro. Existem duas versões para a criação desta data, uma delas diz que a data foi instituída pelo governo de Mikhail Gorbachev, na então União Soviética, para homenagear grandes figuras masculinas da história do país. Uma outra versão afirma que a data foi uma proposta do médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999 e chegou a receber apoio escrito de funcionários da Unesco.

    Com o passar dos anos, diversas campanhas foram criadas para conscientizar sobre os cuidados com a saúde masculina, a principal delas é a “Novembro Azul”, que alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

    Alguns dos exames mais importantes para homens:

    • Exames de Sangue e Urina (Anual para Adultos);
    • Exame de Próstata (a partir dos 40-50 anos);
    • Exames Cardiovasculares (a partir dos 40 anos ou antes, se houver fatores de risco);
    • Colonoscopia (a partir dos 50 anos ou antes, se houver histórico familiar);
    • Exames para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): Recomendados anualmente para homens com vida sexual ativa, ou sempre que houver risco.

    Além dos exames, é fundamental que a pessoa mantenha um estilo de vida saudável, com a inclusão de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo