Cremesp endurece regras de conduta médica relacionadas a próteses
Entre elas está a proibição expressa de recebimento de gratificações de empresas do ramo

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) publicou nesta quinta-feira, uma resolução que estabelece regras específicas de conduta para a relação de médicos com a indústria de próteses, órteses (dispositivos externos aplicados ao corpo, como aparelhos dentários), materiais e medicamentos, entre elas a proibição expressa de recebimento de gratificações de empresas do ramo. A norma foi editada após a imprensa divulgar denúncias de irregularidades envolvendo profissionais e a indústria.
Com a resolução, os médicos ficam proibidos de prescrever medicamentos, órteses, próteses e materiais, “baseados em contrapartidas como recebimento de gratificações ou pagamentos de inscrições em eventos ou viagens”.
Leia também:
Exame reprova mais da metade dos novos médicos de SP
Cremesp cassa 66 médicos em 4 anos; só 9 deixam trabalho
Segundo o presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, a proibição de relação mercantil entre médico e empresas já está expressa no Código de Ética Médica, mas não havia nenhuma deliberação específica relacionada a próteses. “Agora ninguém vai poder falar que a regra era muito genérica. Se agir de forma irregular, terá punição.” A resolução prevê a responsabilização dos diretores clínicos e médicos dos hospitais por qualquer irregularidade. A norma entra em vigor em 60 dias.
(Com Estadão Conteúdo)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.