Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Covid-19: Vacina de Oxford induz resposta imune em idosos

Resultados da fase 2 dos estudos clínicos foi publicado na revista científica 'The Lancet'

Por Da Redação Atualizado em 19 nov 2020, 11h00 - Publicado em 19 nov 2020, 08h22

A vacina contra o Coronavírus produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca mostrou segurança e induziu uma forte resposta imunológica em adultos e idosos com mais de 70 anos durante a fase 2 de testes. Os resultados foram publicados nesta quinta-feira, 19, na revista científica The Lancet.

Os primeiros resultados já haviam sido anunciados no fim de outubro, mas só agora foram validados, após passar pela revisão da comunidade científica. Ao todo, 560 pessoas saudáveis participaram dos estudos, sendo 240 com mais de 70 anos. Nesta fase da pesquisa, os cientistas verificam se o imunizante é capaz de gerar uma resposta imune do corpo para combater a infecção. Nenhuma reação adversa grave foi registrada.

Segundo o coautor do estudo, Maheshi Ramasamy, o resultado é animador. “As respostas robustas de anticorpos e células T vistas em pessoas mais velhas em nosso estudo são encorajadoras. Esperamos que isso signifique que nossa vacina ajudará a proteger algumas das pessoas mais vulneráveis da sociedade, mas mais pesquisas serão necessárias antes que possamos ter certeza”, disse.

O fármaco de Oxford é um dos quatro que estão em testes de fase 3 no Brasil, sob coordenação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os testes receberam aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para recrutar 10.000 volutários com mais de dezoito anos. São cinco estados participantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. A farmacêutica Astrazeneca já enviou alguns dos documentos iniciais para o pedido de registro (ou seja, a liberação) da vacina junto a agência reguladora. Esse processo, no entanto, só sera encerrado uma vez que a seja possível atestar a eficácia do fármaco na fase 3 de testagem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.