Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Covid-19: universidade desenvolve vacina que dispensa o uso de agulha

Imunizante australiano apresentou bons resultados contra cepas da África do Sul e do Reino Unido

Por Redação Atualizado em 3 jun 2021, 21h20 - Publicado em 3 jun 2021, 17h27

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Australia, apresentaram resultados iniciais de um estudo pré-clínico para vacina contra Covid-19 em formato incomum: utilizando um tipo de adesivo cutâneo inserido de maneira indolor por meio de um aplicador. Os detalhes do desenvolvimento do imunizante foram publicados em um artigo na plataforma BioRVix. O estudo  está em pré-print, o que significa que ainda não foi analisado por outros especialistas médicos. O documento aponta que a proteção contra a doença se daria com apenas uma dose.

Apesar da vacina ter sido desenvolvida com referência em uma cepa da doença detectada em Wuhan, o primeiro epicentro da Covid-19, na China, os pesquisadores informaram que é possível indicar que há efetividade para neutralizar a cepa do Reino Unido e da África do Sul, e que há potencial de proteção de outras variantes. Os testes foram realizados em camundongos. E, seguindo o caminho necessário para aprovação em agências reguladoras ao redor do mundo, deve ser testado em humanos. A vacina é baseada na proteína Spike do vírus, responsável por sua entrada nas células.

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre as vacinas contra a Covid-19 sendo aplicadas no Brasil

A empresa Vaxxas, também envolvida no estudo, trabalha na plataforma inovadora aplicação do imunizante. Neste caso, trata-se de um aplicador na pele que leva 5.000 pontinhas microscópicas a distribuir a vacina na pele.

Os pesquisadores ainda ressaltaram a resistência da vacina fora de ambiente refrigerado. O antígeno apresentou boa durabilidade de pelo menos 30 dias a 25 graus e uma semana a 40 graus.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.