Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Covid-19: o preço estimado das mais avançadas vacinas em desenvolvimento

Valores estão cotados entre 3 e 145 dólares, dependendo do laboratório. Há 12 imunizantes em etapa final

Por Mariana Rosário
Atualizado em 20 nov 2020, 20h02 - Publicado em 17 nov 2020, 18h24

Passados sete meses desde o início da pandemia, as empresas farmacêuticas — por vezes amparadas por grandes laboratórios e instituições de ensino — estão em franco de avanço para o desenvolvimento de um imunizante que neutralize a Covid-19. Atualmente, são doze imunizantes na fase mais avançada de desenvolvimento (a terceira etapa), dois deles, desenvolvidos pelas empresas Moderna e Pfizer, já apresentaram resultados preliminares dos testes em voluntários que apontam eficácia de 94,5% e 90% respectivamente.

Apesar dos grandes investimentos governamentais previstos para as vacinas, os preços a serem praticados para a venda desses medicamentos ainda não foram totalmente fechados, mas há valores iniciais. A empresa de biotecnologia Moderna , por exemplo, anunciou que as doses teriam um custo entre 32 e 37 dólares (algo entre 171 e e 197 reais na cotação atual).  Outro valor recentemente conhecido foi o do imunizante desenvolvido pela Sinovac Life Science, desenvolvido em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Em ofício assinado (e depois suspenso) pelo Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o preço previsto para cada uma das 46 milhões doses orçadas era de 10,30 dólares (cerca de 55 reais).

É importante lembrar que diante da emergência de saúde, pelo menos a Astrazeneca e a Johnson & Johnson, a frente de testes de imunizantes, se comprometeram a não obter lucro na disponibilização da vacina ao longo da pandemia. De acordo com o jornal Financial Times, no entanto, as doses da vacina da Astrazeneca foram vendidas por um valor entre 3 e 4 dólares (algo entre 16 e 21 reais) para a União Europeia.

Em entrevista à rádio francesa France Inter, um executivo sênior da Sanofi disse que o imunizante desenvolvido em parceria com a GSK, que ainda está na fase de testes 1/2, custará menos de 10 dólares. A Pfizer e a BioNTec, firmaram um contrato de 1,95 bilhão de dólares com os Estados Unidos para fornecer 100 milhões de doses de sua vacina candidata baseada em mRNA, o que equivale a um custo de 19,5 dólares para cada unidade (cerca de 104 reais).

Continua após a publicidade

A vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson, que acaba de chegar à fase 3 de testes clínicos, custará em média 10 dólares (cerca de 53 reais) no acordo com o governo americano. O regime de aplicação em avaliação é o único, até o momento, que prevê apenas uma dose. O imunizante da startup de biotecnologia Novavax, tem, para os Estados Unidos, um custo aproximado de 16 dólares (cerca 85 reais) por dose.

A um jornal chinês, o CEO da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm, Liu Jingzhen, chegou a dizer que a vacina contra a Covid-19 chegará ao mercado a um custo inferior a 145 dólares pelo regime de duas doses (aproximadamente 773 reais). Um valor muito mais alto do que o das outras candidatas.

Os acordos mais avançados para compra de vacinas internacionais no Brasil são o da vacina de Oxford (em parceria com a Astrazeneca), e da Sinovac Biotech, inicialmente pelo governo de São Paulo. Em resposta a reportagem de VEJA, o Ministério da Saúde afirmou que “todas as vacinas do mundo em fase avançada de estudos clínicos estão sendo analisadas.”.

Continua após a publicidade

Nesta terça-feira, 17, o Brasil teve médias móveis atualizadas em 30.244,9 diagnósticos e 552,9 mortes por conta do novo coronavírus.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.