Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Coronavírus: SP tem fila de 16.000 exames não avaliados da doença

Do total, 201 são de pessoas que já morreram sem o diagnóstico de Covid-19

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 15h09 - Publicado em 1 abr 2020, 13h48

O Governo do Estado de São Paulo informou nesta quarta-feira, 1º, que há uma fila de 16.000 testes de diagnóstico de Covid-19 esperando para serem avaliados. Destes, 201 pessoas morreram sem a confirmação se estavam, ou não, infectadas pelo novo coronavírus.

De acordo com o secretário da pasta de Saúde, José Henrique Germann, o Instituto Adolfo Lutz passou por falta de insumos para processar os exames nas duas últimas semanas — que eram realizados de forma manual e passaram a ser feitos de forma automatizada para agilizar e melhorar o processo. A capacidade da unidade central é de processar 1.200 testes por dia.

LEIA TAMBÉM
+ Obesidade e Covid-19: onde as pandemias se encontram
+ Coronavírus: novos dados sobre grupos de risco

Os exames dos óbitos serão avaliados nesta quarta-feira, 1º, e amanhã estarão determinados. Unidades do interior de São Paulo do Instituto Adolfo Lutz (Santo André, Ribeirão Preto, Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto) serão incluídas na operação e trarão a capacidade de avaliar 500 testes diários ao sistema.

Cerca de 20 000 kits de insumos serão importados dos Estados Unidos para o próximo final de semana e mais 40 000 para os próximos dez dias, o que deve colaborar com o aumento da velocidade do processo. Há ainda o contrato com um laboratório privado que passará a avaliar 720 testes por dia. Existem conversas com outras unidades de fornecedores privados para aumentar a vazão dos testes em todo o estado.

Continua após a publicidade

ASSINE VEJA

Coronavírus: a salvação pela ciência
Coronavírus: a salvação pela ciência Enquanto os melhores laboratórios do mundo entram em uma luta bilionária contra a doença, países trazem experiências bem-sucedidas para que a vida e a economia voltem à normalidade ()
Clique e Assine

A previsão é que a partir do dia 10 de abril seja possível realizar 8.000 exames por dia.

Prevent Senior

Na reunião, foi informado que a Secretaria da Estado da Saúde fez duas visitas com a prefeitura e depois mais uma análise em separado no Hospital Sancta Maggiore da Rede Prevent Senior, plano de saúde que acumula maior número de óbitos por Covid-19 em SP. “Estamos conversando a todo o momento sobre esse caso”, afirmou o secretário José Henrique Germann. De acordo com ele, a ideia é ajustar o hospital conforme as necessidades da pandemia. A ideia é não retirar os pacientes do centro de saúde, mas colaborar para que ele possa ter um “atendimento de qualidade”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.