Brasil atinge menor índice de transmissão do coronavírus na pandemia
Segundo o Imperial College London, a taxa foi de 0,60. Quando a marca está abaixo de 1 significa que a propagação da doença está recuando
O Brasil atingiu nesta semana a menor taxa de transmissão do coronavírus desde abril de 2020, mês em que começou a ser medida na maioria dos países pelo Imperial College London. O índice foi atualizado ontem: 0,60. Isso significa que cada 100 pessoas infectadas contaminam outras 60. É uma ótima notícia para o país. A taxa aponta o potencial de evolução de uma enfermidade em regiões específicas. Quando está acima de 1, significa que uma pessoa transmite o agente responsável pela doença a mais de um indivíduo, significando que a perspectiva é de crescimento. Abaixo de 1, a projeção é de recuo.
O índice divulgado pela instituição inglesa demonstra a eficácia da vacinação, que já alcançou a marca de quase 50% da população totalmente protegida (duas doses ou dose única). Outro indicador é a média móvel de óbitos, em queda contínua desde setembro, quando o país registrou a menor taxa de mortes por Covid-19.