Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Atendimentos para Covid-19 aumentam 95% em São Paulo

Pesquisa do SindHosp mostra avanço de diagnósticos positivos no estado, mas número de internações em UTIs diminui

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 dez 2022, 12h05

Está enganado quem pensa que a pandemia acabou. Embora as medidas protetivas contra a Covid-19 tenham sido flexibilizadas ao longo do ano, dados mostram que a doença avança em todo o país, o que torna ainda mais importante a vacinação e o uso de máscaras, por exemplo, que voltou a ser obrigatória em alguns lugares como no transporte público e aeroportos em São Paulo.

Segundo pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), divulgada nesta terça-feira 13, 95% dos hospitais no estado relataram aumento no atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 no período de 1 a 10 de dezembro, 11% a mais do que relatado em todo o mês de novembro. O levantamento ouviu 87 hospitais paulistas privados, sendo 25% da capital e 75% do interior.

A pesquisa também revela que o atendimento predominante nos hospitais paulistas ainda é para pacientes com diagnósticos positivos do coronavírus, cerca de 55%. De acordo com o SindHosp, 32% dos hospitais informam que os atendimentos para a doença evoluíram para internação, enquanto 68% não houve essa necessidade. Em 65% dos hospitais, houve aumento de até 5% de internações em UTI, número menor ao registrado em novembro. A pesquisa mostrou ainda um aumento no número de 35% de internações de crianças com síndromes respiratórias nos últimos 15 dias.

 “Avaliamos que os casos de pacientes com suspeita de Covid-19 cresceram em relação ao mês anterior, mas evoluem sem gravidade, não necessitando de internação hospitalar”, afirma Francisco Balestrin, presidente do SindHosp. “No entanto, ratificamos a necessidade de que a população use máscara em locais com aglomerações e mantenha o protocolo de segurança à saúde com a lavagem de mãos e cumpra o calendário de vacinação especialmente neste período de festas, pois há tendência de aumento da doença”, acrescenta o médico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.