As dez músicas de Lady Gaga que podem ser usadas para salvar vidas
Canções da estrela pop são indicadas pela Associação Americana no Coração para casos de parada cardíaca; aprenda a fazer manobra de ressuscitação

Ao se deparar com uma pessoa sofrendo uma parada cardíaca, é necessário agir rápido e, neste momento, qualquer um pode salvar vidas. O procedimento de emergência a ser adotado é a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), a compressão com as mãos na região do tórax. Para ritmar o movimento, a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) indica músicas de sucesso e a estrela pop Lady Gaga, que se apresenta na praia de Copacabana, no Rio, neste sábado, 3, é um dos destaques na “playlist” da entidade.
Em sua conta no Instagram, a AHA faz uma campanha contínua postando músicas que têm entre 100 e 12o batidas por minuto (BPM), a frequência que deve nortear o movimento feito no peito da pessoa que está desacordada e sem batimentos cardíacos. Segundo a entidade, quando feita de forma imediata, a ressuscitação cardiopulmonar pode até triplicar as chances de sobrevivência em casos de parada cardíaca.
Ao se deparar com um adulto que desmaiou de forma repentina, o primeiro passo deve ser ligar para o atendimento emergencial, no caso o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no número 192, antes de iniciar qualquer manobra.
Após deixar o peito da pessoa que está desacordada livre, deve-se apoiar uma mão no centro do peito e a entrelaçar com a outra para, então, iniciar o processo de dar empurrões ritmados com uma profundidade de, ao menos, cinco centímetros — e não mais que isso –. O movimento deve ser firme, mas não intenso demais.
Como não é tão simples ter noção sobre as 100 a 120 batidas por minuto na execução da manobra, as músicas aparecem como solução. E Lady Gaga tem figurado com uma lista robusta nos posts da entidade. Na playlist da entidade no Spotify, Lady Gaga aparece com as músicas “Just Dance” e “Poker Face”. Conheça o top 10 da estrela pop indicado para salvar vidas, com destaque para as músicas do novo álbum Mayhem:
- Disease – 101 BPM
- LoveDrug – 120 BPM
- The Beast – 105 BPM
- Shadow of a Man – 118 BPM
- Perfect Celebrity – 104 BPM
- Vanish Into You – 112 BPM
- Don’t Call Tonight – 100 BPM
- Blade of Grass – 110 BPM
- Good Morning – 110 BPM
- That’s Life – 112 BPM
Outras músicas para reanimação cardiopulmonar
Quem não é fã da cantora, pode tomar como base as batidas de outros artistas de diferentes estilos musicais. Ritmos latinos têm como expoentes Shakira e Bad Bunny e é possível ainda utilizar sucessos do Queen (“Under Pressure”), ABBA (“Dancing Queen”), Michael Jackson (“Billie Jean” e “Off the Wall”), Taylor Swift (“Fearless”) e Beyoncé (“Energy”). Até as crianças podem ajudar utilizando a canção “Baby Shark”. Ao todo, são 168 músicas.
Para quem viveu os embalos de sábado à noite, a música mais conhecida para nortear a ressuscitação cardiopulmonar continua em alta e é uma grande inspiração: “Staying’ Alive“, do grupo Bee Gees, também compõe a playlist.