Anvisa suspende venda de leites da marca Natville por falta de higiene
Medida envolve o leite UHT integral, o leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro) e o soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40%
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda, a distribuição e o uso de diversos produtos da marca Natville, da empresa Laticínios Santa Maria Ltda, após constatar falta de condições de higiene ou controle de qualidade, além de não ter autorização para produção do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A medida foi publicada em resolução no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 16.
“Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa”, explica a autarquia. O Ministério Público de Sergipe (MPSE) em sua petição disse que, além do risco para a saúde pública, também foi evidenciado que a indústria possivelmente adulterou seus produtos, ao colocá-los à disposição do consumo humano com a aparência e as características de outro produto.
A suspensão envolve o leite UHT integral, o leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro) e o soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg) que tenham sido fabricados entre janeiro e maio de 2023.
A Anvisa orienta que, para identificar se um produto faz parte dessa leva, basta verificar no rótulo a marca e a data de fabricação, assim como determina o recolhimento voluntário dos produtos.
“Caso você possua algum produto do lote informado, entre em contato com a empresa, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) disponível no rótulo”, acrescenta a agência.