Anvisa apreende medicamentos hormonais falsificados. Veja como identificar
Unidades de Deca-Durabolin e Durateston com registro cancelado estavam sendo comercializadas; produtos são usados indevidamente como anabolizantes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira, 3, que apreendeu unidades falsificadas de dois medicamentos hormonais que estavam sendo comercializadas no país. Os produtos, Deca-Durabolin e Durateston, eram de uma versão que está com o registro cancelado deste 2017 e são utilizados de forma indevida como anabolizantes.
Segundo a agência, o alerta foi feito pela empresa Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda, detentora do registro, que constatou a venda dos medicamentos com rotulagem da empresa Schering-Plough no mercado nacional.
“Em 2017, os registros dos produtos Deca-Durabolin® e Durateston® em nome da Schering-Plough foram cancelados. Portanto, todas as unidades desses medicamentos comercializadas com o nome da empresa e ainda dentro da validade, são falsas”, destacou, em nota, a Anvisa.
O Durateston é indicado para o tratamento de reposição de testosterona em homens com diagnóstico de hipogonadismo primário e secundário. O Deca-Durabolin, de acordo com a bula, é usado no tratamento da osteoporose e de casos de anemia por insuficiência renal crônica, aplástica e por tratamentos citotóxicos.
A Anvisa destaca que a população não deve utilizar os produtos falsificados.
Veja o medicamento falsificado: