Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Cientista-chefe da OMS diz que ômicron aparenta ser mais transmissível

Mas também ressaltou que o mundo está mais preparado para lidar com a situação por causa das vacinas, por isso não é necessário pânico

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 dez 2021, 13h42 - Publicado em 3 dez 2021, 12h19

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) Soumya Swaminathan disse, nesta sexta-feira, 3, que a variante ômicron do novo coronavírus deu indícios de que é mais transmissível, mas afirmou que não é necessário entrar em pânico, porque a resposta certa para enfrentar a mutação está pronta. A declaração foi dada em uma conferência da agência Reuters.

Segundo Soumya, o mundo está mais preparado para lidar com a situação por causa das vacinas. Por isso, estimulou que os países vacinem a população e aumentem a capacidade das redes de atenção à saúde. “Até que ponto devemos ficar preocupados? Precisamos estar preparados e cautelosos, não entrar em pânico, porque estamos em uma situação diferente de um ano atrás”, declarou, no evento.

A cientista informou que a nova variante pode estar causando três vezes mais infecções do que as mutações anteriores na África do Sul, país que fez o primeiro anúncio de casos para a OMS. Isso pode ser um indício de que a ômicron teria capacidade de superar a imunidade natural de outras infecções. Mas é necessário realizar mais estudos para compreender a nova cepa.

Soumya destacou ainda que as vacinas parecem estar garantindo proteção, mas ainda não é possível afirmar que será preciso fazer imunizações anuais para controlar o vírus. “O fato de não estarem ficando doentes significa que as vacinas ainda oferecem e esperamos que continuem a fornecer proteção.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.