1,9 milhão de vacinas da Covid-19 foram perdidas pelo governo, diz TCU
Falta de planejamento do Ministério da Saúde fez com que imunizantes doados pelos EUA fossem incinerados após vencimento do prazo de validade

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) feita no último dia 1 de março constatou que 1,9 milhão de doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 foram incineradas porque o Ministério da Saúde não distribuiu para os estados antes do final do prazo de validade. Segundo o órgão, essas doses faziam parte da doação de 2,18 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, que o Brasil recebeu dos Estados Unidos no dia 21 de novembro de 2021.
Agora, o TCU quer o ressarcimento pelos gastos relacionados ao desperdício, estimados em 1 milhão de reais. Naquela época, o Brasil contabilizava 22.015.036 pessoas infectadas pela Covid-19 e 612.722 óbitos. Atualmente, esses números estão em 37.076.053 de infectados e 699.276 mortes pela doença.
O TCU diz que o Ministério aceitou a doação das doses de vacinas AstraZeneca ciente de que o prazo de validade era bastante exíguo e sem prévia estratégia de utilização em tempo hábil. Quando os imunizantes chegaram ao país, foram direcionados para uma análise de qualidade recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização para utilização foi dada no dia 10 de dezembro de 2021.
Segundo o órgão, apenas 282 mil dessas vacinas foram distribuídas às unidades da federação. O outro montante, de 1,9 milhão, venceu antes de ser distribuído. O Ministério da Saúde ignorou “o período que seria gasto para regularização das questões burocráticas e técnicas de tramitação e importação, bem como o tempo necessário para distribuição aos estados e a efetiva disponibilização”.
O TCU também aponta uma falta de planejamento e cuidado que levou quase todo o lote de vacinas a ser incinerado, sem trazer qualquer benefício à população. Agora, o órgão estabeleceu um prazo de 15 dias para que os responsáveis apresentem defesa ou ressarçam o valor total de 1 milhão de reais. Foram concedidos dez dias para que o Ministério da Saúde apresente informações sobre a quantidade de vacinas contra a Covid-19 que estão em estoque, bem como a data de validade e a quantidade de produto já descartado. As informações são do jornalista Carlos Madeiro, do portal UOL.