Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Nem o marido nem a mulher

Nicaraguenses querem a saída de Ortega e esposa

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 17h34 - Publicado em 27 abr 2018, 06h00

Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, extinguiu os limites para o mandato presidencial e concentrou todo o poder nas suas mãos e nas de sua esposa, a vice-presi­dente Rosario Murillo. Na estratégia do casal, ela se candidataria à sucessão do marido nas eleições em 2021 e eles governariam felizes para sempre. A certeza já não anda tão sólida. Nas últimas duas semanas, milhares de pessoas foram às ruas pedir a saída de Ortega e, de quebra, de sua mulher.

A confusão começou depois que os estudantes protestaram em 18 de abril contra uma reforma da previdência — sempre ela. Na repressão, ao longo de duas semanas, mais de trinta pessoas morreram. A maior parte das vítimas foi atingida na cabeça e no peito. Entre elas, um jornalista. Uma estação de rádio foi queimada e dois canais de televisão foram retirados do ar. No domingo 22, policiais entraram na Universidade Politécnica da Nicarágua e mataram quatro estudantes. Na segunda-feira, a população saiu em manifestação pacífica com bandeiras do país e cartazes. “Ortega e Somoza são a mesma coisa”, dizia um, em referência ao ditador Anastásio Somoza, destituído por Ortega na Revolução Sandinista, de 1979. Além de enviar a polícia e o Exército para conter os protestos, Ortega pôs em ação grupos paramilitares da juventude sandinista, que os nicaraguenses chamam de “turbas”. Seus membros andam armados em motocicletas e contam com proteção policial.

Publicado em VEJA de 2 de maio de 2018, edição nº 2580

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.