Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

As maiores ciladas nas redes sociais dos presidenciáveis

Segundo pesquisa de VEJA, Lula, Temer e Sergio Moro são os maiores alvos de fake news

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 16h28 - Publicado em 20 jul 2018, 06h00

– Seguidores falsos
Levantamento do InternetLab descobriu que 37% dos seguidores dos candidatos à Presidência no Twitter não são pessoas reais. Alvaro Dias (Podemos) lidera o ranking — 60% dos seus seguidores são personagens inventados por empresas especializadas. Depois da “limpeza” de contas promovida pelo Twitter neste mês, Dias perdeu 13% do total de 400 000 perfis que o seguiam.

– Eleitores fake mais ativos
A Exata Inteligência em Comunicação Digital calculou, a pedido de VEJA, o tamanho do exército de perfis fake e robôs no Twitter de cada pré-candidato, antes da faxina recente feita pela plataforma. Constatou que, entre os perfis mais ativos cujas postagens tentam influenciar os eleitores, 70% atuavam em favor da pré-candidatura de Jair Bolsonaro.

– Robôs divulgadores

Continua após a publicidade

Não apenas conversas mas também links que circulam nas redes são compartilhados de forma automática por programas. Só no Twitter, 66% dos links são difundidos por robôs, segundo estudo do Pew Research Center.

– Notícias falsas
Pesquisa feita por VEJA, em janeiro, mostrou que o ex-presidente Lula, o presidente Michel Temer e o juiz Sergio Moro são os maiores alvos de fake news. Para coibir a prática, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu punições para candidatos que propagarem notícias falsas, como a cassação da candidatura.

Continua após a publicidade

– Sequestro de contas
Mais efetivo do que criar um robô nas redes sociais é “invadir” uma conta real e programá-la para que ela passe a compartilhar links automaticamente. Para conter os usuários que “sequestram” contas, o Twitter excluiu, na quinta-feira 12, 70 milhões de perfis cuja única atividade na rede era propagar vírus e fake news.

 

Publicado em VEJA de 25 de julho de 2018, edição nº 2592

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.