‘Traficantes são vítimas dos usuários’, diz Lula ao criticar política de Trump
Declaração confusa foi dada em entrevista coletiva na Indonésia, quando falava do combate dos EUA a cartéis do narcotráfico na América Latina; oposição critica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, 24, em Jacarta, na Indonésia, que traficantes de drogas são “vítimas” dos usuários. A declaração foi dada ao responder — e criticar — a política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de combater com o uso de força militar cartéis do narcotráfico na América Latina.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende”, disse o presidente durante entrevista coletiva.
Veja o trecho da entrevista em que o presidente dá a declaração:
Antes, ele havia criticado a inciativa do governo Trump de bombardear barcos suspostamente com droga no mar do Caribe e no Oceano Pacífico, além de ameaçar combater cartéis do narcotráfico por terra em outros países, no que foi entendido como uma referência à Venezuela comandada por Nicolás Maduro, que é considerado narcotraficante pelo governo americano.
“Você não pode simplesmente dizer que vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outros sem levar em conta a Constituição dos outros países, a autodeterminação dos povos, a soberania territorial de cada país”, disse.
E se propôs a tratar do tema com Trump em um encontro que está se desenhando para o próximo domingo, na Malásia. “Se o presidente Trump quiser discutir esse assunto comigo, eu terei o imenso prazer de discutir esse assunto com ele. O mundo não pode ficar nessa polarização do bem contra o mal a vida inteira”, completou.
Oposição aproveita
A frase já está sendo explorada à exaustão pela oposição. “É inacreditável. O homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas. Para ele, o bandido é vítima e o cidadão de bem é o culpado”, postou o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).
Fortaleza x Flamengo no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
O novo presente que a direita pode entregar em breve para o governo Lula
O único recado de Trump sobre Bolsonaro na reunião com Lula na Malásia
O cálculo do governo para o fim da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Celso Amorim alerta para risco de ‘incêndio’ na América do Sul com intervenção na Venezuela

