Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

TCU cobra R$ 106 milhões de diretoria da Petrobras da época do petrolão

O ex-diretor Renato Duque, o ex-presidente José Sérgio Gabrielli e o ex-gerente Pedro Barusco são responsáveis solidários no mesmo processo

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 Maio 2023, 08h01

O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu a diretores da Petrobras da época do escândalo do petrolão que apresentem em um prazo de 15 dias defesa em um processo que corre no tribunal ou que recolham aos cofres públicos 106 milhões de reais correspondentes a irregularidades na petrolífera.

A citação do TCU é feita para o ex-diretor Renato Duque, mas são responsáveis solidários no mesmo processo o ex-presidente da empresa José Sérgio Gabrielli, o espólio do ex-diretor Paulo Roberto Costa, morto em agosto de 2022, o ex-gerente Pedro Barusco e a empresa Construções e Comércio Camargo Corrêa, entre outros.

Segundo o edital publicado pelo TCU, “o débito decorre da prática de atos de gestão ou omissão em favor das empresas cartelizadas, permitindo o direcionamento das licitações, com restrição à competitividade e divulgação de informações sigilosas da Petrobras”.

Conforme mostrou VEJA, Renato Duque deve mais de 2 bilhões de reais aos cofres públicos em função de esquemas de corrupção na Petrobras. Agora, o tribunal começa a cobrar as dívidas de integrantes da antiga diretoria da empresa que participaram de alguma forma das irregularidades que azeitaram o esquema do petrolão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.