STF começa a ouvir testemunhas em julgamento da trama golpista
Audiência com ex-comandante do Exército na Primeira Turma será nesta segunda. Processo tem Jair Bolsonaro entre os réus

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a ouvir nesta segunda-feira, 19, as testemunhas do julgamento da trama golpista. As oitivas estão previstas para terminar em 2 de junho.
O processo tem o ex-presidente Jair Bolsonaro e os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno, entre outros aliados do ex-capitão, como réus.
O primeiro grupo de testemunhas a ser ouvido será o de acusação. O depoimento do ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, acontece nesta segunda, a partir das 15h. O militar já confirmou em outros testemunhos que Bolsonaro apresentou a minuta do golpe. O tenente-brigadeiro Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também estão listados como testemunhas de acusação.
Entre as testemunhas de defesa, a serem ouvidas pela Primeira Turma do STF nos próximos dias, estão o ex-vice-presidente Hamilton Mourão, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o ex-ministro Rogério Marinho.
Nos bastidores do Supremo, especula-se que a Corte pretende julgar Bolsonaro ainda esse ano, para impedir que a ação penal contamine as eleições do ano que vem. Se condenado, o ex-presidente poderá ficar fora da vida política por décadas.