Sabatina de Jorge Messias, indicado ao STF, já tem data e relator no Senado
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, marca audiência com o escolhido por Lula para o dia 10 de dezembro
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou nesta terça-feira, 25, que a sabatina de Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal, acontecerá no próximo dia 10 de dezembro.
Ao lado do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), Alcolumbre divulgou o calendário da análise do nome de Messias, que hoje ocupa o cargo de advogado-geral da União. O relator da indicação será o senador Weverton Rocha (PDT-MA), que apresentará seu parecer no dia 3, dando aos senadores uma semana para apreciação.
Messias foi indicado oficialmente na última quinta-feira, 20, para ocupar a vaga do ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou. Aliados disseram que Alcolumbre ficou contrariado com a decisão de Lula, já que o favorito do senador amapaense para a vaga era o também senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e que não apoiaria a aprovação.
Durante a sabatina, o escolhido é questionado pelos senadores sobre o seu currículo e posicionamento sobre assuntos diversos. Terminado esse processo, a CCJ vota o parecer do relator: é preciso conquistar a maioria dos 27 integrantes da comissão. Se aprovada, a indicação vai para o plenário, onde passa por votação novamente. Dessa vez, é necessário o apoio de 41 dos 81 senadores, em votação secreta.
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
Por que o Exército não quer Bolsonaro preso no quartel
A reação inusitada de Regina Duarte à prisão de Jair Bolsonaro
O que Bolsonaro disse a Michelle na superintendência da PF
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro







