PT aposta em ex-prefeito de Rio Branco para preservar reduto no Acre
Engenheiro paulista Marcus Alexandre tem perfil técnico e se mudou para o Acre em 1999 para trabalhar na gestão do ex-governador Jorge Viana (PT)
Único prefeito petista eleito numa capital –Rio Branco– em 2016, Marcus Alexandre é a aposta do partido para manter o poder em seu tradicional reduto, o Acre. A sigla governa o estado desde 1999, com quatro mandatos dos irmãos Jorge (1999-2006) e Tião Viana (2011-2018), entremeados por um do petista Binho Marques (2007-2010).
Paulista de Ribeirão Preto, Alexandre, que é engenheiro, ostenta em sua carreira política um perfil técnico. Ele se mudou para o Acre justamente para atuar na primeira gestão de Jorge Viana, em 1999, na Secretaria de Planejamento. Ele também dirigiu o Deracre (Departamento de Estradas de Rodagem), entre 2007 e 2012.
Já foi eleito (em 2012) e reeleito (em 2016, no primeiro turno) prefeito de Rio Branco evitando aderir aos símbolos petistas, como a estrela e a cor vermelha.
Segundo a última pesquisa Ibope, de 22 de agosto, Alexandre está empatado em primeiro lugar com o ex-deputado federal e senador pelo PP Gladson Cameli. Ambos possuem 37% das intenções de voto. Coronel Ulysses (PSL) tem 8%, Janaina Furtado (Rede), 3%, e David Hall (Avante), 1%. Brancos e nulos somam 7%, e outros 7% não souberam responder ou não responderam.
A chapa petista contará também com Jorge Viana, que concorre à reeleição. Ele é favorito ao cargo, com 43% das intenções de voto na pesquisa Ibope, seguido por Petecão (PSD), com 39%, Márcio Bittar (MDB), com 34%, e Ney Amorim (PT), com 30%. Duas vagas serão preenchidas no Acre neste ano.
Pesquisa Ibope, de 22 de agosto
Gladson Cameli (PP) – 37%
Marcus Alexandre (PT) – 37%
Coronel Ulysses (PSL) – 8%
Janaina Furtado (Rede) – 3%
David Hall (Avante) – 1%
Brancos/nulos – 7%
Não sabe/não respondeu – 7%
Registro: AC-08479/2018. Foram ouvidas 812 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o nível de confiança, de 95%.
Conheça os candidatos ao governo do Acre:
Coronel Ulysses (PSL), policial militar
Vice: Ressini Jarude (PSL)
Coligação: PSL, Patriota, PSC
David Hall (Avante), professor do ensino médio
Vice: Thiago Gonçalves (Avante)
Gladson Cameli (PP), senador
Vice: Major Rocha (PSDB)
Coligação: PP, MDB, PSDB, DEM, PSD, PTB, PMN, Solidariedade, PTC, PR, PPS
Janaina Furtado (Rede), professor de ensino fundamental
Vice: Julio Cesar (Rede)
Marcus Alexandre (PT), engenheiro e ex-prefeito de Rio Branco
Vice: Emylson Farias (PDT)
Coligação: PRB, PDT, PT, Podemos, Pros, PCdoB, PSB, PRP, PV, PSOL, PHS, PRTB, DC, PPL, PMB