Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Previdência: governo se preocupa mais com CNH, diz presidente de comissão

Marcelo Ramos (PL-AM) afirmou a VEJA que Bolsonaro 'está pouco empenhado' em aprovar a matéria 'carregada nas costas pelo Congresso'

Por André Siqueira 5 jun 2019, 17h20

O presidente da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), afirmou que o governo Bolsonaro está pouco empenhado em aprovar a matéria no Congresso Nacional.

“O presidente Bolsonaro está mais preocupado com os 21 pontos da CNH [Carteira Nacional de Habilitação] do que com a Previdência”, disse o parlamentar a VEJA.

Nesta terça-feira, Bolsonaro entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um projeto de lei que dobra o limite da pontuação por multas da CNH.

O texto também eleva a validade do documento de cinco para dez anos. O governo afirma que dados mostram que a renovação da carteira a cada cinco anos não mostrou impacto na redução da violência no trânsito.

Para Ramos, “tirando o Rogério Marinho [secretário especial da Previdência], por exemplo, o governo, como instituição, está pouco empenhado em aprovar a Previdência. Ela está sendo carregada nas costas pelo Congresso”.

Continua após a publicidade

O presidente da comissão especial disse, ainda, que há, na Câmara, uma “certa resistência” à inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência.

“O que alguns têm discutido é que os estados e municípios tenham que aprovar, nas suas Assembleias [Legislativas] e Câmaras [Municipais], leis ordinárias, portanto, com quórum baixo, aderindo à reforma aprovada pela Câmara dos Deputados. É uma alternativa para tentar construir um acordo sobre o tema”, explicou.

Segundo o deputado, também está em discussão a criação de um “dispositivo”, segundo o qual “a União ficaria vetada de socorrer aqueles [estados e municípios] que não aderissem [ao acordo], caso suas Previdências entrem em colapso”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.