Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pressionado por ‘renovação’, PT aposta na velha guarda para prefeituras

Lista de candidatos que serão apoiados pela legenda nas cidades com mais de 100 mil eleitores tem nomes controversos

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jun 2024, 09h39 - Publicado em 29 jun 2024, 22h12

No dia 10 de junho, o presidente Lula realizou uma reunião virtual com os ex-presidentes do PT para discutir a ‘renovação’ do partido. Participaram, inclusive, o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado José Genoino, ambos condenados e presos por envolvimento com esquemas de corrupção no escândalo do mensalão.

Na última segunda-feira, 24, o tema da renovação provocou um acalorado debate no partido, após a Juventude do PT divulgar  uma carta aos dirigentes da legenda acusando a Direção Nacional de “sufocar e impedir a transição geracional”.

As reações internas foram fortes. A tesoureira do partido, Gleide Andrade, rebateu e afirmou que a carta era “desrespeitosa”. Ela acusou os jovens petistas de fazerem uma “política de queimação baixa, nojenta, imunda”. A Juventude se desculpou.

Em meio à discussão, a Executiva Nacional divulgou uma lista dos 157 candidatos que a Federação Brasil Esperança, da qual o PT  faz parte, vai apoiar nas cidades com mais de 100 mil eleitores —  inclusive financeiramente. Curiosamente, a  chamada “velha guarda” aparece com destaque.

Continua após a publicidade

Os candidatos que serão apoiados pela legenda

Grande parte dos escolhidos já ocupou cargos públicos de relevância e frequentou o noticiário — nem sempre de maneira positiva. Em Uberaba (MG), por exemplo, o PT vai apoiar a eleição do ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto, que atualmente está filiado ao PCdoB. Em 2005, Adauto confessou ter recebido dinheiro do esquema do mensalão.

Em São Caetano do Sul (SP), o PT vai lançar o ex-deputado Jair Meneguelli, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em Santos, o PT vai lançar a ex-deputada federal Telma de Souza, que foi prefeita da cidade entre 1989 e 1992.

Em Belém (PA), o partido vai apoiar a candidatura à reeleição de Edmilson Rodrigues, do PSOL, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas mais recentes. E há os que se eternizam nas prefeituras. Em Diadema, José de Filippi, ex-tesoureiro da campanha presidencial de Dilma Rousseff,  vai disputar seu quinto mandato de prefeito. Renovação, ao que parece, é uma prioridade, mas não agora.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.