Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Por que o eleitorado paulista preferiu o “forasteiro” Tarcísio de Freitas

Além de surfar na ainda forte onda bolsonarista, ex-ministro viu candidatura decolar após costura de importantes apoios, como o do PSD e o do PSDB

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 out 2022, 19h12

Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito governador de São Paulo na noite deste domingo, 30, e se tornou o 64º mandatário a ocupar o Executivo estadual paulista desde a proclamação da República, em 1889.

O ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro venceu o adversário Fernando Haddad (PT) e deu fim às quase três décadas de governos tucanos no estado — que é tradicionalmente refratário ao PT.

Homem-forte de Bolsonaro, Tarcísio teve a candidatura lançada e endossada pelo presidente no último ano — o ex-capitão cogitou lançá-lo, inclusive, a uma vaga ao Senado pelos estados de Goiás e Mato Grosso — e enfrentou duras críticas por ser carioca, de nascença, ter vivido em Brasília e conhecer pouco o território paulista.

Além de ter sido alavancado pela ainda forte onda bolsonarista, o agora governador-eleito viu sua candidatura decolar após a costura de importantes apoios, como o do cacique Gilberto Kassab (PSD), que indicou o vice na chapa, Felício Ramuth (PSD), ex-prefeito de São José dos Campos.

No segundo turno, o ex-ministro arrematou, ainda, o apoio do governador Rodrigo Garcia (PSDB) à sua campanha, ampliando ainda mais o leque de aliados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.