Pimentel e Anastasia devem protagonizar primeiro debate em MG
Atual governador e seu antecessor personificam polarização entre PT e PSDB; mesmo sem apoio do seu partido, Márcio Lacerda (PSB) confirmou presença
Os candidatos ao governo de Minas Gerais se encontram nesta quinta, às 22h, no primeiro debate da eleição estadual, realizado pela TV Bandeirantes. O atual governador Fernando Pimentel (PT) e seu antecessor, Antonio Anastasia (PSDB), devem protagonizar o confronto. Além da transmissão ao vivo, o debate poderá ser acompanhado em tempo real pelo Facebook, Youtube e na rádio BandNews.
A expectativa é que ambos repitam a troca de acusações sobre má gestão de seus governos feita desde 2015, quando Pimentel, recém-empossado, acusou o governo do tucano de ser responsável por um déficit de cerca sete bilhões de reais. Os dois vêm liderando as pesquisas eleitorais, entre elas um levantamento CNT/MDA, divulgado no dia 31 de julho: o tucano com 21,5% e o petista com 13,3% das intenções de voto.
Os dois também devem responder a perguntas que os relacionam a escândalos de corrupção. Pimentel foi envolvido na Operação Acrônimo, que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro para campanhas eleitorais — um dos inquéritos foi arquivado. Já Anastasia responde a um inquérito, ainda não concluído, decorrente da delação de ex-executivos da Odebrecht.
Apesar de ter a candidatura questionada pelo diretório nacional de seu próprio partido, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) confirmou presença no debate — ele está em terceiro na pesquisa, com 9,7% das intenções de voto. Ele rebelou-se contra um acordo em que o PSB comprometeu-se com o PT a desistir da postulação em Minas Gerais em movimento para isolar Ciro Gomes (PDT) nas eleições presidenciais.
Ex-secretário de Pimentel, João Batista Mares Guia (Rede) rompeu com o governador e tem subido o tom de suas críticas ao governo. Também irão participar os candidatos Dirlene Marques (Psol) e Claudiney Dulim (Avante). Não irão participar Alexandre Flach (PCO), Jordano Metalúrgico (PSTU) e Romeu Zema (Novo) porque seus partidos ou coligações não cumprem o requisito de ter pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional.
O debate será dividido em cinco blocos, sendo o primeiro reservado para perguntas entre os candidatos, com tema livre. O segundo bloco será dedicado aos temas sorteados ao vivo e as perguntas serão feitas pelos telespectadores, enquanto o terceiro será dedicado para as perguntas dos jornalistas, que irão escolher o candidato que responde e outro para comentar a resposta. O quarto bloco repete os confrontos diretos entre os candidatos e o último será reservado para as considerações finais.
Pesquisa CNT/MDA, divulgada em 31 de julho
Antônio Anastasia (PSDB) – 21,5%
Fernando Pimentel (PT) – 13,3%
Márcio Lacerda (PSB) – 9,7%
Romeu Zema (Novo) – 3,2%
Rodrigo Pacheco (DEM) – 2,4% (não registrou candidatura)
João Batista dos Mares Guia (Rede) – 2,0%
Brancos/Nulos – 28,1%
Indecisos – 19,7%
Número de registro: MG-04357/2018. A MDA ouviu 2.002 pessoas, entre 26 e 29 de julho. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro, de 2,2 pontos percentuais.