Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Nova pesquisa Datafolha traz um presentão de aniversário para Lula

Entenda

Por Matheus Leitão
Atualizado em 27 out 2022, 19h19 - Publicado em 27 out 2022, 18h18

A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta, 27, traz mais uma ótima notícia para Lula e mais uma péssima para Bolsonaro: o petista manteve os 49% das intenções de voto totais que tinha há uma semana enquanto Jair Bolsonaro oscilou um ponto para baixo e agora tem 44% dos votos.

A três dias das eleições, a notícia de estabilidade é um verdadeiro presente para Lula, que completa 77 anos hoje. Por outro lado, a oscilação negativa de Bolsonaro, mesmo que esteja dentro da margem de erro, é um sinal ruim para a campanha do presidente.

Outra ótima notícia para Lula vem dos votos válidos. A distância entre os dois candidatos aumentou 2 pontos quando são excluídos os votos nulos, brancos e os indecisos.

Segundo o Datafolha, Lula tem agora 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro, distância de 6 pontos percentuais. Na pesquisa divulgada em 19 de outubro, Lula tinha 52% dos votos válidos e Bolsonaro tinha 48%, uma distância de quatro pontos percentuais.

A rejeição aos dois candidatos permaneceu a mesma registrada há uma semana: 50% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro e 45% afirmam que jamais votariam em Lula.

Continua após a publicidade

Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, Bolsonaro tem 49% dos votos ante 43% de Lula. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, ou seja, o cenário pode ser de empate técnico entre os paulistas.

A mesma situação acontece em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral, onde Lula tem a vantagem, mas também pode haver empate técnico: o petista tem 48% dos votos contra 43% do atual presidente. No terceiro maior colégio, o Rio de Janeiro, Bolsonaro tem 51% dos votos contra 41% de Lula.

Entre as mulheres, Lula cresceu 1 ponto (de 51% para 52%) e Bolsonaro caiu um ponto (de 42% para 41%). Entre os homens, os dois oscilaram negativamente: o petista caiu de 47% para 46% dos votos e o atual presidente caiu de 49% para 48%.

Continua após a publicidade

Na análise por faixa de renda, destaque para o crescimento importante do ex-presidente entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, de 57% para 61%. Nessa faixa do eleitorado, Bolsonaro caiu de 37% para 33% dos votos.

Em contrapartida, Bolsonaro teve um bom crescimento entre quem ganha de 5 a 10 salários, de 54% para 60%. Nesse grupo, Lula oscilou negativamente de 41% para 32%.

Na análise por regiões, destaque para a virada de Lula na região Norte. Há uma semana, o petista tinha 46% dos votos contra 50% de seu adversário. Agora, Lula tem 48% dos votos e Bolsonaro tem 47%.

Faltam poucas horas para a decisão da eleição mais violenta da história do país. Com os brasileiros cada vez mais decididos sobre seu voto, vai ser difícil que Bolsonaro consiga reverter o cenário até domingo. Enquanto isso, Lula precisa manter as estratégias e o empenho até o último minuto mesmo que os números estejam a seu favor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.