Nova pesquisa confirma disputa apertada entre Leite e Onyx no RS
Ex-governador tucano aparece numericamente à frente, mas empatado na margem de erro

A nova pesquisa sobre o governo do Rio Grande do Sul divulgada nesta quinta-feira, 20, pelo instituto Real Time Big Data, reafirma a disputa apertada entre o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) e o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL). Leite chega a 46% das intenções de voto totais, enquanto Onyx tem 45% — um empate técnico na margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
As posições se inverteram em relação à pesquisa da última semana, mas a diferença se manteve. Em 13 de outubro, o deputado apoiado por Jair Bolsonaro tinha 40%, enquanto o ex-governador tinha 39%. Em compensação, brancos e nulos diminuíram de 9% para 4%, e indecisos passaram de 12% para 5%.
Em votos válidos, Leite lidera por 51% a 49%. Há uma semana, era Onyx quem estava na frente com os mesmos 51% a 49%.
Na véspera do primeiro turno, em 30 de setembro, o levantamento do Real Time Big Data posicionava Eduardo Leite na frente, com 40%, e Onyx em segundo, com 28%. A ordem se inverteu nas urnas, onde o bolsonarista chegou a 37,5% e o tucano ficou com 26,8% — só 2,5 mil votos à frente do terceiro colocado, Edegar Pretto (PT).
O instituto entrevistou 1.000 eleitores e cadastrou a pesquisa no TSE sob o número RS-07728/2022.